Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1936
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Feminismo e educação: desafios da Pedagogia na construção de uma formação mais equânime
metadata.dc.creator: Silva, Larissa Hortência Moreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Mühl, Eldon Henrique
metadata.dc.description.resumo: Feminismo é um movimento social que busca o direito e o empoderamento feminino. A luta pela liberdade feminina iniciou no século 19 e, desde então, muitas conquistas foram obtidas. Mesmo assim, as mulheres enfrentam o preconceito diariamente, pois vivem em uma sociedade predominantemente machista. Diante da importância desse movimento, nos perguntamos: o feminismo é um tema que deve ser abordado na escola? De que forma essa discussão contribui na formação dos sujeitos? O presente artigo tem como objetivo problematizar a questão do feminismo como tema de formação no contexto escolar, buscando compreender o significado do feminismo, contextualizar a sua história e problematizar o discurso e as práticas acerca do feminismo que cabe ser desenvolvido nas escolas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa a importância do feminismo no currículo escolar, apontando possíveis proposições pedagógicas que a literatura apresenta para a efetivação de uma educação de dignificação da mulher e a realização de uma educação feminista no contexto escolar.
Resumen : Feminism is a social movement that seeks women's rights and empowerment. The fight for women's freedom began in the 19th century and since then, many achievements have been achieved. Even so, women face prejudice on a daily basis, as they live in a predominantly macho society. Given the importance of this movement, in we ask: is feminism a topic that should be addressed at school? How does this Does the discussion contribute to the formation of the subjects? This article aims to problematize the issue of feminism as a theme of training in the school context, seeking to understand the meaning of feminism, contextualize its history and problematize the discourse and practices about feminism that should be developed in schools. It is bibliographic research that analyzes the importance of feminism in the school curriculum, pointing out possible pedagogical propositions that the literature presents for the realization of education for the dignification of women and the realization of feminist education in the school context.
Palabras clave : Pedagogia
Feminismo
Educação
Escola
Gênero
Igualdade
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citación : SILVA, Larissa Hortência Moreira da. Feminismo e educação: desafios da Pedagogia na construção de uma formação mais equânime. 2020. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1936
Fecha de publicación : 19-nov-2020
Aparece en las colecciones: FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2021Larissa Hortencia Moreira da Silva.pdfArtigo de conclusão de curso de Larissa Hortencia Moreira da Silva88,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.