Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Caroline Busa-
dc.date.accessioned2021-04-08T19:04:57Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-04-08T19:04:57Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationMACIEL, Caroline Busa. O potencial das tecnologias digitais à educação do século XXI. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1938-
dc.description.abstractThis article aims to investigate the potential of digital technologies for the learning in the 21st century. The article presents the scenario of education in the 21st century, who are the 21st century students and shows the challenges to learning in the 21st century. This study was carried out through bibliographic research and had a qualitative approach. To discuss the theme in question, authors such as Lúcia Santaella (2007; 2013) and Mark McCrindle (2014) were consulted. As final considerations, it is understood that contemporary education comprises proposals aimed at for students, represented by generations Z and Alpha, born in the midst of digital culture. At pedagogical practices supported by TDICs provide involvement, commitment and engagement of students in learning. In addition, it generates educators the inclusion of using methodologies active in the teaching process, assuming the role of knowledge mediator in the school context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2021-04-08T19:04:57Z No. of bitstreams: 1 PF2021Caroline Busa Maciel.pdf: 74123 bytes, checksum: 20369ff6116b9c780bc67039088ffc58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-08T19:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021Caroline Busa Maciel.pdf: 74123 bytes, checksum: 20369ff6116b9c780bc67039088ffc58 (MD5) Previous issue date: 2020-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGeração alphapt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectEucação do século XXIpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleO potencial das tecnologias digitais à educação do século XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Darienzo, Maria Augusta-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo investigar o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem no século XXI. O artigo apresenta o cenário da educação no século XXI, quem são os estudantes do século XXI e mostra os desafios à aprendizagem no século XXI. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e teve abordagem qualitativa. Para discutir a temática em questão, foram consultados autores como Lúcia Santaella (2007; 2013) e Mark McCrindle (2014). Como considerações finais tem-se que a educação contemporânea compreende propostas voltadas para os alunos, representados pelas gerações Z e Alpha, nascidos em meio a cultura digital. As práticas pedagógica apoiadas nas TDICs propiciam envolvimento, empenho e engajamento dos estudantes na aprendizagem. Além disso, gera aos educadores a inclusão de utilizar metodologias ativas no processo de ensino, assumindo o papel de mediador do conhecimento no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2021Caroline Busa Maciel.pdfArtigo de conclusão de curso de Caroline Busa Maciel72,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.