Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1938
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O potencial das tecnologias digitais à educação do século XXI |
metadata.dc.creator: | Maciel, Caroline Busa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Darienzo, Maria Augusta |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem no século XXI. O artigo apresenta o cenário da educação no século XXI, quem são os estudantes do século XXI e mostra os desafios à aprendizagem no século XXI. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e teve abordagem qualitativa. Para discutir a temática em questão, foram consultados autores como Lúcia Santaella (2007; 2013) e Mark McCrindle (2014). Como considerações finais tem-se que a educação contemporânea compreende propostas voltadas para os alunos, representados pelas gerações Z e Alpha, nascidos em meio a cultura digital. As práticas pedagógica apoiadas nas TDICs propiciam envolvimento, empenho e engajamento dos estudantes na aprendizagem. Além disso, gera aos educadores a inclusão de utilizar metodologias ativas no processo de ensino, assumindo o papel de mediador do conhecimento no contexto escolar. |
Resumen : | This article aims to investigate the potential of digital technologies for the learning in the 21st century. The article presents the scenario of education in the 21st century, who are the 21st century students and shows the challenges to learning in the 21st century. This study was carried out through bibliographic research and had a qualitative approach. To discuss the theme in question, authors such as Lúcia Santaella (2007; 2013) and Mark McCrindle (2014) were consulted. As final considerations, it is understood that contemporary education comprises proposals aimed at for students, represented by generations Z and Alpha, born in the midst of digital culture. At pedagogical practices supported by TDICs provide involvement, commitment and engagement of students in learning. In addition, it generates educators the inclusion of using methodologies active in the teaching process, assuming the role of knowledge mediator in the school context. |
Palabras clave : | Pedagogia Geração alpha Geração Z Eucação do século XXI Tecnologias digitais de informação e comunicação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação - FAED |
Citación : | MACIEL, Caroline Busa. O potencial das tecnologias digitais à educação do século XXI. 2020. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1938 |
Fecha de publicación : | 10-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2021Caroline Busa Maciel.pdf | Artigo de conclusão de curso de Caroline Busa Maciel | 72,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.