Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1968
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Capital cultural e background na escolha de um curso de graduação e de uma instituição de educação superior: uma análise dos microdados do ENADE |
metadata.dc.creator: | Teixeira, Bruna Pratti |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo descrever a relação entre o processo de decisão de um curso de graduação e uma instituição de ensino superior e os elementos do capital cultural proposto por Bourdieu e do background proposto por Coleman. Trata-se de estudo exploratório, a partir da análise de dados secundários, mesclando procedimentos quantitativos e qualitativos. O referencial teórico toma como base o capital cultural de Pierre Bourdieu e o backgroud de James Samuel Coleman. Referencia-se também a relação entre a publicidade, o processo de tomada de decisão e de escolha dos serviços educacionais, apontando os principais elementos que contribuem nessa tomada de decisão. A pesquisa tomou como objeto os microdados do ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017-2019, referentes a três perguntas do questionário do estudante sobre fatores de influência do ingresso na graduação, no curso e na instituição. Através de estatística descritiva comparou-se a proporção das respostas dessas perguntas entre grupos com indicadores de baixo e alto grau de capital cultural e background a partir dos seguintes elementos: (a) cor/raça autodeclarada; (b) grau de formação da mãe; (c) renda familiar; (d) formação de nível médio pública ou privada. Dentre os resultados levantados, identifica-se que são os pais os principais incentivadores para cursar uma graduação, principalmente entre as populações favorecidas em termos de capital cultural e background. O grau de formação da mãe foi o indicador que apresentou a maior distinção no grau de influência na comparação entre as populações com menor e maior capital cultural e background. Os demais indicadores também apresentaram diferenças significativas entre os grupos. O estudo aponta que os elementos do capital cultural e o backgroud têm influência na escolha de um curso e/ou de uma instituição de ensino. |
Keywords: | Publicidade Propaganda Capital cultural Tomada de decisão Educação superior ENADE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
Citation: | TEIXEIRA, Bruna Pratti. Capital cultural e background na escolha de um curso de graduação e de uma instituição de educação superior: uma análise dos microdados do ENADE. 2020. 51 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1968 |
Issue Date: | 2-Dec-2020 |
Appears in Collections: | FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2020Bruna Pratti Teixeira.pdf | Monografia Bruna Pratti Teixeira | 9,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.