Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZorzeto, Joana Maria-
dc.date.accessioned2021-07-09T00:09:58Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.available2021-07-09T00:09:58Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationZORZETO, Joana Maria. Comunicação interna: estudo de caso no setor comercial da Empresa X. 2019. 55 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1986-
dc.description.provenanceSubmitted by Civaldo Alves Junior (civaldo@upf.br) on 2021-07-09T00:09:58Z No. of bitstreams: 1 SAR2019Joana Maria Zorzeto.pdf: 1201059 bytes, checksum: 76ce2e54297c5fd7fddd58a1e3a9178c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-09T00:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2019Joana Maria Zorzeto.pdf: 1201059 bytes, checksum: 76ce2e54297c5fd7fddd58a1e3a9178c (MD5) Previous issue date: 2019-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectColaboradorespt_BR
dc.subjectSetor comercialpt_BR
dc.titleComunicação interna: estudo de caso no setor comercial da Empresa Xpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Patussi, Ana Paula-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção dos vendedores do Setor Comercial da Empresa X, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul, em relação a forma como acontece a Comunicação Interna. A comunicação interna nas organizações se faz importante, pois proporciona um clima favorável em seu ambiente interno. É fundamental que esse processo seja o mais claro e objetivo possível, para que todos os colaboradores estejam alinhados com as metas e estratégias da organização, a fim de manter-se competitiva no mercado externo. O trabalho realizado é baseado em uma pesquisa exploratória, pois explorou ideias e informações, qualitativa, visto que ajudou a compreender os processos vividos pelos funcionários deste Setor e descritiva, porque possibilitou o levantamento da população pesquisada. Ao analisar quantitativamente os dados obtidos neste estudo de caso, percebe-se que o acesso às informações no setor é fácil, e a transmissão destas é julgada como clara, objetiva e através de canais eficientes. O relacionamento interno entre colegas é positivo, permitindo que a troca de informações e o diálogo da equipe ocorra de maneira aberta e facilitada, de forma que a execução das atividades diárias flua de maneira satisfatória para o encontro dos objetivos organizacionais. O processo de comunicação interna está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Neste sentido, faz-se importante que a empresa e os colaboradores dela tenham em mente a relevância do processo de comunicação interna empresarial, para o bom desenvolvimento das atividades propostas e alcance de metas estipuladas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAR2019Joana Maria Zorzeto.pdfMonografia Joana Maria Zorzeto1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.