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dc.creatorPonciano, Thales Henrique Jincziwski-
dc.date.accessioned2021-07-12T17:11:03Z-
dc.date.available2021-07-12-
dc.date.available2021-07-12T17:11:03Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.citationPONCIANO, Thales Henrique Jincziwski. Uso de aplicativo de dispositivo móvel para avaliação da retenção do conhecimento sobre cirurgia de terceiros molares. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Cirurgião-dentista). Curso de Odontologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1995-
dc.description.abstractThe objective of this work was to test the hypothesis that the use of mobile device applications contributes to the gain and retention of knowledge. Methodology: Students of the 7th and 8th level of the Dentistry course at the University of Passo Fundo were randomly divided into two groups (A - control; B - study) after approval of the work by the Research Ethics Committee UPF under number 4.472.377 . The groups received a questionnaire with 20 questions, 10 of which were technical multiple-choice questions about third molar surgery and 10 affirmative/negative questions following the Likert pattern, and group B previously received a link to download a free and original application about surgery third molar as study reinforcement. The results were analyzed using the chi-square test and the mean and comparison of data obtained from groups A and B of both classes. Results: the average result referring to technical issues showed a 26.8% increase in the final average compared to the groups for the 7th level and 25.8% increase for the 8th level. The chi-square test showed significance and the neutral responses about the application presented a value of p<0001, showing that the students who had access to the application were able to position themselves better regarding the agreement or disagreement of the questions compared to the group A that remained neutral. Conclusion: the tested hypothesis is valid, and the use of the application had a positive impact on the results of academics who had access to it as a means of studying on their mobile device.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2021-07-12T17:11:03Z No. of bitstreams: 1 PF2021ThalesHenriqueJincziwskiPonciano.pdf: 1622647 bytes, checksum: bc92997c22805fe97c37e568d52aae66 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-12T17:11:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021ThalesHenriqueJincziwskiPonciano.pdf: 1622647 bytes, checksum: bc92997c22805fe97c37e568d52aae66 (MD5) Previous issue date: 2021-05-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectCirurgia bucalpt_BR
dc.subjectTerceiro molarpt_BR
dc.subjectDente inclusopt_BR
dc.titleUso de aplicativo de dispositivo móvel para avaliação da retenção do conhecimento sobre cirurgia de terceiros molarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Flores, Mateus Ericson-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi de testar a hipótese de que o uso de aplicativos de dispositivos móveis contribui para o ganho e retenção dos conhecimentos. Metodologia: Os alunos do 7º e 8º nível do curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo foram divididos randomicamente em dois grupos (A - controle; B - estudo) após aprovação do trabalho no Comitê de Ética em Pesquisa UPF sob o número 4.472.377. Os grupos receberam um questionário com 20 questões, sendo 10 questões técnicas de múltipla escolha sobre cirurgia de terceiro molar e 10 questões afirmativas/negativas seguindo o padrão de Likert e o grupo B recebeu previamente um link para download de um aplicativo gratuito e original sobre cirurgia de terceiro molar como reforço de estudo. Os resultados foram analisados através do teste qui-quadrado e da média e comparação dos dados obtidos dos grupos A e B de ambas as turmas. Resultados: a média do resultado referente às questões técnicas apresentou 26,8% de aumento na média final em comparação dos grupos para o 7º nível e de 25,8% de aumento para o 8º nível. O teste qui-quadrado apresentou significância e as respostas neutras sobre o aplicativo apresentaram um valor de p<0001, evidenciando que os alunos que tiveram acesso ao aplicativo puderam se posicionar melhor quanto à concordância ou discordância das questões em comparação ao grupo A que se manteve neutro. Conclusão: a hipótese testada é válida, e o uso do aplicativo teve um impacto positivo no resultado dos acadêmicos que tiveram acesso ao mesmo como forma de estudo em seu dispositivo móvel.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologia - FOpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FO - Curso de Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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