Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1995
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uso de aplicativo de dispositivo móvel para avaliação da retenção do conhecimento sobre cirurgia de terceiros molares
metadata.dc.creator: Ponciano, Thales Henrique Jincziwski
metadata.dc.contributor.advisor1: Flores, Mateus Ericson
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho foi de testar a hipótese de que o uso de aplicativos de dispositivos móveis contribui para o ganho e retenção dos conhecimentos. Metodologia: Os alunos do 7º e 8º nível do curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo foram divididos randomicamente em dois grupos (A - controle; B - estudo) após aprovação do trabalho no Comitê de Ética em Pesquisa UPF sob o número 4.472.377. Os grupos receberam um questionário com 20 questões, sendo 10 questões técnicas de múltipla escolha sobre cirurgia de terceiro molar e 10 questões afirmativas/negativas seguindo o padrão de Likert e o grupo B recebeu previamente um link para download de um aplicativo gratuito e original sobre cirurgia de terceiro molar como reforço de estudo. Os resultados foram analisados através do teste qui-quadrado e da média e comparação dos dados obtidos dos grupos A e B de ambas as turmas. Resultados: a média do resultado referente às questões técnicas apresentou 26,8% de aumento na média final em comparação dos grupos para o 7º nível e de 25,8% de aumento para o 8º nível. O teste qui-quadrado apresentou significância e as respostas neutras sobre o aplicativo apresentaram um valor de p<0001, evidenciando que os alunos que tiveram acesso ao aplicativo puderam se posicionar melhor quanto à concordância ou discordância das questões em comparação ao grupo A que se manteve neutro. Conclusão: a hipótese testada é válida, e o uso do aplicativo teve um impacto positivo no resultado dos acadêmicos que tiveram acesso ao mesmo como forma de estudo em seu dispositivo móvel.
Abstract: The objective of this work was to test the hypothesis that the use of mobile device applications contributes to the gain and retention of knowledge. Methodology: Students of the 7th and 8th level of the Dentistry course at the University of Passo Fundo were randomly divided into two groups (A - control; B - study) after approval of the work by the Research Ethics Committee UPF under number 4.472.377 . The groups received a questionnaire with 20 questions, 10 of which were technical multiple-choice questions about third molar surgery and 10 affirmative/negative questions following the Likert pattern, and group B previously received a link to download a free and original application about surgery third molar as study reinforcement. The results were analyzed using the chi-square test and the mean and comparison of data obtained from groups A and B of both classes. Results: the average result referring to technical issues showed a 26.8% increase in the final average compared to the groups for the 7th level and 25.8% increase for the 8th level. The chi-square test showed significance and the neutral responses about the application presented a value of p<0001, showing that the students who had access to the application were able to position themselves better regarding the agreement or disagreement of the questions compared to the group A that remained neutral. Conclusion: the tested hypothesis is valid, and the use of the application had a positive impact on the results of academics who had access to it as a means of studying on their mobile device.
Keywords: Odontologia
Dispositivos móveis
Cirurgia bucal
Terceiro molar
Dente incluso
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Odontologia - FO
Citation: PONCIANO, Thales Henrique Jincziwski. Uso de aplicativo de dispositivo móvel para avaliação da retenção do conhecimento sobre cirurgia de terceiros molares. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Cirurgião-dentista). Curso de Odontologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1995
Issue Date: 26-May-2021
Appears in Collections:FO - Curso de Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2021ThalesHenriqueJincziwskiPonciano.pdfTrabalho de conclusão de curso de Thales Henrique Jincziwski Ponciano1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.