Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2049
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O discurso desintermediado de Jair Bolsonaro: uma análise das postagens no Twitter em relação à imprensa
metadata.dc.creator: Pozzebon, Aline
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribas, João Vicente
metadata.dc.description.resumo: Em 2019, o relatório de violência contra a imprensa brasileira divulgado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) contabilizou um aumento de ataques contra a imprensa de 54% em relação ao ano anterior e, ainda, que mais da metade partiram do presidente em vigência Jair Bolsonaro. Nesse sentido, com referencial teórico que trata sobre a desintermediação dos veículos de imprensa no debate e discurso político, este artigo tem como objetivo a análise da produção de sentido desse discurso de descredibilização do jornalismo e quais recursos discursivos são empregados. Ainda, mais especificamente, a análise qualitativa se dá sob a ótica da semiologia barthesiana para compreensão dos elementos inscritos nas postagens no Twitter do presidente eleito em 2018 que de primeiro de janeiro de 2019 até nove de agosto de 2020, referiu-se à imprensa brasileira 98 vezes em um total de 4207 tweets, nos termos dos recortes realizados neste artigo. Por fim, este artigo conclui que duas figuras míticas estão inscritas no discurso: a Privação da História e a Identidade, sob as quais ocorre a operacionalização da deslegitimação da narrativa da imprensa.
Palabras clave : Jornalismo
Ataque à imprensa
Jair Bolsonaro
Mito
Discurso
Desintermediação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : POZZEBON, Aline. O discurso desintermediado de Jair Bolsonaro: uma análise das postagens no Twitter em relação à imprensa. 2020. 16 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2049
Fecha de publicación : 7-dic-2020
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2020AlinePozzebon.pdfMonografia Aline Pozzebon362,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.