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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo da influência da modelagem numérica da seção de perfis formados a frio na determinação da carga última pelo Método da Resistência Direta
metadata.dc.creator: Possan, Adriano de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Mezzomo, Gustavo Prates
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visa a investigar o fenômeno da flambagem em perfis metálicos formados a frio tipo U simples (U) e tipo U enrijecido (Ue) utilizados em geral sob compressão, através de comparativos entre resultados experimentais de carga de colapso disponíveis na literatura e a previsão do Método da Resistência Direta (MRD), o qual utiliza como entrada a carga crítica de flambagem obtida numericamente em softwares como o CUFSM. Assim tentando encontrar correlações entre como modelar de maneira ideal e a obtenção dos valores de cargas críticas. Além da comparação entre resultados experimentais da literatura e as previsões teóricas, o trabalho tem como objetivo avaliar a influência de se modelar a seção do perfil. Assim, o trabalho visa analisar de que forma a modelagem das dobras do perfil com cantos retos ou curvas nas dobras, interfere nos resultados das cargas teóricas de flambagem em seus diferentes modos. A flambagem de um perfil de paredes finas comprimido ocorre quando este tiver grande esbeltez como coluna ou quando as placas que o compõem forem esbeltas. Isso faz com que os perfis sejam sensíveis aos fenômenos de instabilidade como, por exemplo: flambagem local, flambagem global e flambagem distorcional. Através da elaboração de três modelos teóricos com diferentes características nas dobras do perfil, será analisado o comportamento entre os modelos teóricos. Também serão discutidos quais resultados as variações nas dobras dos perfis geram para as diferentes condições de apoio dos ensaios extraídos da literatura. Devido a grande utilização na indústria dos perfis de aços, um dimensionamento preciso deve ser levado em conta para a seleção de seções mais econômicas, mantendo as necessidades de resistência e de segurança sem desperdício de recursos.
Abstract: This work aims to investigate the phenomenon of buckling in cold-formed metal profiles of simple U-type (U) and hardened U-type (Ue) used in general under compression, through comparisons between experimental results of collapse load available in the literature and the prediction of the Direct Resistance Method (MRD), which uses as input the critical buckling load obtained numerically in software such as CUFSM. So trying to find correlations between how to model optimally and obtaining the values ​​of critical loads. In addition to comparing experimental results from the literature and theoretical predictions, the work aims to evaluate the influence of modeling the profile section. Thus, the work aims to analyze how the modeling of profile bends with straight corners or curves in the bends interferes in the results of theoretical buckling loads in their different modes. The buckling of a compressed thin-walled profile occurs when it is very slender as a column or when the plates that compose it are slender. This makes the profiles sensitive to instability phenomena such as: local buckling, global buckling and distortional buckling. Through the elaboration of three theoretical models with different characteristics in the profile bends, the behavior between the theoretical models will be analyzed. It will also be discussed which results the variations in the profile folds generate for the different support conditions of the tests extracted from the literature. Due to the wide use in the steel profiles industry, a precise dimensioning must be taken into account for the selection of the most economical sections, keeping the strength and safety requirements without wasting resources.
Keywords: Engenharia mecânica
Método da Resistência Direta
Flambagem
Método das faixas finitas
Perfil formado a frio
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEAR
Citation: POSSAN, Adriano de Oliveira. Estudo da influência da modelagem numérica da seção de perfis formados a frio na determinação da carga última pelo Método da Resistência Direta. 2021. 36 f. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2055
Issue Date: 1-Jun-2021
Appears in Collections:FEAR - Curso de Engenharia Mecânica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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