Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2104
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Prevalência dos complexos microbiológicos verde e laranja em indivíduos com doença renal crônica em hemodiálise: revisão sistemática e metanálise
metadata.dc.creator: Manica, Jayne de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Trentin, Micheline Sandini
metadata.dc.description.resumo: Verificar a prevalência dos complexos microbiológicos verde e laranja em bolsas periodontais de pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) em hemodiálise. Materiais e métodos: Esta revisão sistemática de literatura foi conduzida de acordo com a declaração PRISMA. Foram pesquisados 12 bancos de dados até fevereiro de 2021. Os estudos foram selecionados às cegas por dois revisores com base em critérios de elegibilidade predefinidos. O risco de viés e a qualidade de evidência foram avaliados a partir da ferramenta de Avaliação de Qualidade do NIH para Coorte Observacional e Estudos Transversais. Além disso, uma análise quantitativa por meio de meta-análise de proporção foi realizada. Resultados: De 4.737 artigos encontrados em todas as bases de dados, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, 6 artigos foram selecionados inicialmente pelo seu título e resumo. Após a leitura completa dos artigos selecionados, 1 artigo foi excluído por não se enquadrar nos critérios de inclusão e 5 foram inclusos. 2 Verificou-se a prevalência de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (6.69%) pertencente ao complexo verde e Prevotella intermedia (16.85%), Prevotella nigrescens (37.51%), pertencentes ao complexo laranja em bolsas periodontais de pacientes com DRC em hemodiálise. Conclusão: Na microbiota subgengival de pacientes com DRC em hemodiálise, os complexos bacterianos estudados apresentaram baixa prevalência. Os estudos sobre esse assunto ainda são escassos, necessitando de novos estudos, para compreender melhor o perfil microbiológico dos pacientes e correlacioná-lo com as possíveis condições clínicas e de reparo para o controle dessa patologia.
Keywords: Odontologia
Microbiota
Bactérias
Doença renal crônica
Hemodiálise
Doenças periodontais
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Odontologia - FO
Citation: MANICA, Jayne de Oliveira. Prevalência dos complexos microbiológicos verde e laranja em indivíduos com doença renal crônica em hemodiálise: revisão sistemática e metanálise. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Cirurgião-dentista). Curso de Odontologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2104
Issue Date: 3-Nov-2021
Appears in Collections:FO - Curso de Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2021JayneManica.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Jayne Manica2,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.