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Campo DCValorIdioma
dc.creatorZanotto, Maurício-
dc.date.accessioned2022-02-04T18:26:50Z-
dc.date.available2022-02-04-
dc.date.available2022-02-04T18:26:50Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationZANOTTO, Maurício. Beatitude e liberdade da consciência em Santo Tomás de Aquino. 2020. 37 f. Monografia (Licenciado em Filosofia). Curso de Filosofia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2153-
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2022-02-04T18:26:50Z No. of bitstreams: 1 PF2020MaurícioZanotto.pdf: 868113 bytes, checksum: 26f8cbd53d0365b22f05f607f7ccf60e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectBeatitudept_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectFim últimopt_BR
dc.subjectSanto Tomás de Aquinopt_BR
dc.titleBeatitude e liberdade da consciência em Santo Tomás de Aquinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Miguel da Silva-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é dar uma visão geral para o conceito de beatitude em Santo Tomás de Aquino, a partir da análise da primeira parte da segunda parte da Suma Teológica, mais especificamente das questões um a três, explorando, a partir deste conceito a possibilidade da liberdade da consciência. Santo Tomás (1225-1274) foi um frade dominicano, filósofo e teólogo. É o autor da “Suma Teológica”, sua mais importante obra, criada com o objetivo de comprovar que a razão humana não se opõe a fé. Tomás afirma que a beatitude consiste no fim último do homem, sendo assim, não reside nem nas riquezas, nem no prazer, no poder ou na glória, pois estes apenas dão ao homem uma falsa sensação de felicidade, uma felicidade passageira. Enquanto em Aristóteles a felicidade era imanente, para Tomás de Aquino, ela tem uma dimensão transcendente, pois enquanto o que Aquino chama de beatitude imperfeita, aquela vivenciada aqui na terra, a beatitude perfeita é aquela que experienciaremos na vida eterna. Neste contexto, o problema de investigação é, se a liberdade da consciência humana prevalece na condução dos modos de vida apesar da perspectiva pré-anunciada de um fim último.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Filosofia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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