Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2177
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo
metadata.dc.creator: Brum, Bianca Assumpção
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Cassiana Maris Lima
metadata.dc.description.resumo: As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a estética, junto a isso, há um crescimento exponencial no número de salões de beleza e consequentemente uma maior concorrência, precisando achar uma forma de se diferenciar dos demais para conseguir manter e conquistar novos clientes. Dessa forma esse estudo procurou analisar se as práticas de marketing sensorial influenciavam na intenção de retorno ao salão de beleza. Foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória com 22 clientes de um salão de beleza, no qual demonstrou-se que os elementos dos cinco sentidos como: cores, decoração, músicas, aromas, cadeiras e até a conversa e o toque das profissionais influenciam na percepção das clientes, trazendo sentimentos como feminilidade, tranquilidade, higiene, diferenciação e aconchego, que fazem com que a experiência seja melhor apreciada. Já os principais atributos responsáveis pelo retorno do cliente ao salão, foram o atendimento, resultado de serviço e localização conveniente, sendo enfatizado a questão tátil como um item muito presente no ambiente da loja. Por fim, recomenda-se que o salão de beleza utilize estratégias do marketing de relacionamento, como chamar pelo nome, usar o toque como forma de aproximação, criar um clube de benefícios e permanecer com os pacotes de serviços, além de focar seus esforços nos profissionais de linha de frente, investindo em um bom atendimento e qualificação profissional, tendo em vista atrair e reter mais clientes.
Keywords: Administração de empresas
Cinco sentidos
Marketing sensorial
Retenção de clientes
Salão de beleza
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: BRUM, Bianca Assumpção. A influência do marketing sensorial na retenção de clientes em um salão de beleza de Passo Fundo. 2020. 20 f. Artigo de conclusão de curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2177
Issue Date: 15-Dec-2020
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2020Bianca Assumpcao Brum.pdfArtigo de conclusão de curso Bianca Assumpção Brum224,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.