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Campo DCValorIdioma
dc.creatorWagner, Guilherme Gassen-
dc.date.accessioned2022-08-01T16:33:04Z-
dc.date.available2022-08-01-
dc.date.available2022-08-01T16:33:04Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.citationWAGNER, Guilherme Gassen. Análise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos populares. 2022. [26 f.]. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2258-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2022-08-01T16:33:03Z No. of bitstreams: 1 PF2022Guilherme Gassen Wagner.pdf: 1081391 bytes, checksum: db0003c7f7b39b5b20b5ca1f83a3a7ae (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectFreio a discopt_BR
dc.subjectAnálise comparativapt_BR
dc.subjectAnálise dinâmicapt_BR
dc.subjectAnálise térmicapt_BR
dc.titleAnálise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos popularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcolan, Auro Candido-
dc.description.resumoA criação do sistema de freio foi um grande avanço para a humanidade pois tornou segura a locomoção e o transporte de cargas para várias áreas do desenvolvimento. Atualmente possui-se dois tipos de sistema, o com freio a tambor e o freio a disco, os quais consistem em remover a energia cinética de veículo e transformá-la em energia térmica via atrito, permitindo assim a diminuição da velocidade de modo seguro. Devido a isso, o sistema de freio é constantemente estudado, visando evitar possíveis falhas do sistema e também na busca de melhorias do mesmo. Com base nesses fatos, o presente trabalho tem por objetivo a análise comparativa dinâmica e térmica dos dois veículos populares mais vendidos no Brasil no ano de 2020, sendo eles o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 1.6. Os resultados mostram que as propriedades geométricas dos veículos e dos seus respectivos discos alteram os valores térmicos de fluxo de calor, número de Reynolds e o seu coeficiente de transferência por convecção, sendo que, o Chevrolet Onix possui uma seção frontal 6,6% maior que o HB20, fazendo com que obtenha uma maior potência de frenagem e um menor fluxo de calor, e consequentemente uma maior taxa de resfriamento. Posto isso, é possível concluir que maiores áreas de canais de ventilação promovem uma maior troca de calor entre o disco de freio e o ar, fazendo com que haja um maior arrefecimento do disco, evitando assim possíveis problemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura - FEARpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAR - Curso de Engenharia Mecânica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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