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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Wagner, Guilherme Gassen | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T16:33:04Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01 | - |
dc.date.available | 2022-08-01T16:33:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
dc.identifier.citation | WAGNER, Guilherme Gassen. Análise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos populares. 2022. [26 f.]. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2258 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2022-08-01T16:33:03Z No. of bitstreams: 1 PF2022Guilherme Gassen Wagner.pdf: 1081391 bytes, checksum: db0003c7f7b39b5b20b5ca1f83a3a7ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-01T16:33:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2022Guilherme Gassen Wagner.pdf: 1081391 bytes, checksum: db0003c7f7b39b5b20b5ca1f83a3a7ae (MD5) Previous issue date: 2022-06-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Freio a disco | pt_BR |
dc.subject | Análise comparativa | pt_BR |
dc.subject | Análise dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Análise térmica | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos populares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marcolan, Auro Candido | - |
dc.description.resumo | A criação do sistema de freio foi um grande avanço para a humanidade pois tornou segura a locomoção e o transporte de cargas para várias áreas do desenvolvimento. Atualmente possui-se dois tipos de sistema, o com freio a tambor e o freio a disco, os quais consistem em remover a energia cinética de veículo e transformá-la em energia térmica via atrito, permitindo assim a diminuição da velocidade de modo seguro. Devido a isso, o sistema de freio é constantemente estudado, visando evitar possíveis falhas do sistema e também na busca de melhorias do mesmo. Com base nesses fatos, o presente trabalho tem por objetivo a análise comparativa dinâmica e térmica dos dois veículos populares mais vendidos no Brasil no ano de 2020, sendo eles o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 1.6. Os resultados mostram que as propriedades geométricas dos veículos e dos seus respectivos discos alteram os valores térmicos de fluxo de calor, número de Reynolds e o seu coeficiente de transferência por convecção, sendo que, o Chevrolet Onix possui uma seção frontal 6,6% maior que o HB20, fazendo com que obtenha uma maior potência de frenagem e um menor fluxo de calor, e consequentemente uma maior taxa de resfriamento. Posto isso, é possível concluir que maiores áreas de canais de ventilação promovem uma maior troca de calor entre o disco de freio e o ar, fazendo com que haja um maior arrefecimento do disco, evitando assim possíveis problemas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEAR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Appears in Collections: | FEAR - Curso de Engenharia Mecânica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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PF2022Guilherme Gassen Wagner.pdf | Trabalho Final de Graduação Guilherme Gassen Wagner | 1,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
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