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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2258
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos populares |
metadata.dc.creator: | Wagner, Guilherme Gassen |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Marcolan, Auro Candido |
metadata.dc.description.resumo: | A criação do sistema de freio foi um grande avanço para a humanidade pois tornou segura a locomoção e o transporte de cargas para várias áreas do desenvolvimento. Atualmente possui-se dois tipos de sistema, o com freio a tambor e o freio a disco, os quais consistem em remover a energia cinética de veículo e transformá-la em energia térmica via atrito, permitindo assim a diminuição da velocidade de modo seguro. Devido a isso, o sistema de freio é constantemente estudado, visando evitar possíveis falhas do sistema e também na busca de melhorias do mesmo. Com base nesses fatos, o presente trabalho tem por objetivo a análise comparativa dinâmica e térmica dos dois veículos populares mais vendidos no Brasil no ano de 2020, sendo eles o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 1.6. Os resultados mostram que as propriedades geométricas dos veículos e dos seus respectivos discos alteram os valores térmicos de fluxo de calor, número de Reynolds e o seu coeficiente de transferência por convecção, sendo que, o Chevrolet Onix possui uma seção frontal 6,6% maior que o HB20, fazendo com que obtenha uma maior potência de frenagem e um menor fluxo de calor, e consequentemente uma maior taxa de resfriamento. Posto isso, é possível concluir que maiores áreas de canais de ventilação promovem uma maior troca de calor entre o disco de freio e o ar, fazendo com que haja um maior arrefecimento do disco, evitando assim possíveis problemas. |
Keywords: | Engenharia Mecânica Freio a disco Análise comparativa Análise dinâmica Análise térmica |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEAR |
Citation: | WAGNER, Guilherme Gassen. Análise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos populares. 2022. [26 f.]. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2258 |
Issue Date: | 23-Jun-2022 |
Appears in Collections: | FEAR - Curso de Engenharia Mecânica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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