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dc.creatorSamudio, Isadora Ambrós-
dc.date.accessioned2022-09-13T00:17:32Z-
dc.date.available2022-09-12-
dc.date.available2022-09-13T00:17:32Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationSAMUDIO, Isadora Ambrós. Responsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentável. 2022. 49 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2302-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2022-09-13T00:17:32Z No. of bitstreams: 1 PF2022IsadoraAmbrósSamudio.pdf: 7790698 bytes, checksum: ceb58cfc440054f3c42dd13296549a38 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-13T00:17:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2022IsadoraAmbrósSamudio.pdf: 7790698 bytes, checksum: ceb58cfc440054f3c42dd13296549a38 (MD5) Previous issue date: 2022-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidade e Propagandapt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.subjectBiologia evolutivapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectComunicação sustentávelpt_BR
dc.titleResponsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Janine Fleith de-
dc.description.resumoEm função das atuais demandas ambientais, em companhia da crescente progressão de um grupo de pessoas envolvidas para/com tais necessidades, surge a manifestação de novos setores comerciais direcionadas à produções mais responsáveis e menos agressivas ao meio ambiente. Todavia, o comportamento humano está predisposto a seguir práticas já impostas à sociedade, e introduzir novos hábitos a parcela despreocupada da população se mostra como um desafio, que requer estratégias certeiras para revertê-lo. Com o objetivo de avaliar como a comunicação está sendo manipulada para induzir o consumidor ao comportamento sustentável, o presente trabalho, a partir de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas, sendo essas, a revisão bibliográfica em dados secundários e a abordagem qualitativa, executada pelo método de estudos de caso, apresenta uma avaliação relativa às publicações realizadas no Instagram de duas marcas que se posicionam como sustentáveis, a Thirty Seven Trend e a Agora Sou ECO. Para a análise foi utilizada a Teoria da Biologia Evolutiva, que prevê 5 tendências do comportamento humano, (1) interesse próprio, (2) status relativo, (3) imitação social, (4) desconto futuro, (5) preocupações impalpáveis. Após a observação do material, concluiu-se que ambas as marcas apropriam-se das tendências para incutir e estimular modificações nos hábitos de consumo e condutas comuns de seus seguidores, do mesmo modo que empenham os argumentos para anunciar/ofertar os produtos trabalhados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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