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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Responsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentável
metadata.dc.creator: Samudio, Isadora Ambrós
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Janine Fleith de
metadata.dc.description.resumo: Em função das atuais demandas ambientais, em companhia da crescente progressão de um grupo de pessoas envolvidas para/com tais necessidades, surge a manifestação de novos setores comerciais direcionadas à produções mais responsáveis e menos agressivas ao meio ambiente. Todavia, o comportamento humano está predisposto a seguir práticas já impostas à sociedade, e introduzir novos hábitos a parcela despreocupada da população se mostra como um desafio, que requer estratégias certeiras para revertê-lo. Com o objetivo de avaliar como a comunicação está sendo manipulada para induzir o consumidor ao comportamento sustentável, o presente trabalho, a partir de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas, sendo essas, a revisão bibliográfica em dados secundários e a abordagem qualitativa, executada pelo método de estudos de caso, apresenta uma avaliação relativa às publicações realizadas no Instagram de duas marcas que se posicionam como sustentáveis, a Thirty Seven Trend e a Agora Sou ECO. Para a análise foi utilizada a Teoria da Biologia Evolutiva, que prevê 5 tendências do comportamento humano, (1) interesse próprio, (2) status relativo, (3) imitação social, (4) desconto futuro, (5) preocupações impalpáveis. Após a observação do material, concluiu-se que ambas as marcas apropriam-se das tendências para incutir e estimular modificações nos hábitos de consumo e condutas comuns de seus seguidores, do mesmo modo que empenham os argumentos para anunciar/ofertar os produtos trabalhados.
Palabras clave : Publicidade e Propaganda
Comportamento humano
Biologia evolutiva
Sustentabilidade
Comunicação sustentável
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : SAMUDIO, Isadora Ambrós. Responsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentável. 2022. 49 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2302
Fecha de publicación : 28-jun-2022
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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