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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantoro, Vitória Didoné-
dc.date.accessioned2022-09-13T17:32:42Z-
dc.date.available2022-09-13-
dc.date.available2022-09-13T17:32:42Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationSANTORO, Vitória Didoné. A percepção do público de empresas de moda sobre sustentabilidade. 2022. 99 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2309-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2022-09-13T17:32:42Z No. of bitstreams: 1 PF2022VitóriaDidonéSantoro.pdf: 2889911 bytes, checksum: ea8abd4df5a64b70a7a28a2ac555e560 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidade e Propagandapt_BR
dc.subjectComunicação de marcas sustentáveispt_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectPosicionamentopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleA percepção do público de empresas de moda sobre sustentabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Janine Fleith de-
dc.description.resumoOs consumidores não tomam mais decisões de forma inconsciente, anseiam por empresas que tenham um olhar ético para toda a cadeia de produção. A moda é um dos setores responsáveis por gerar impactos socioambientais negativos, e essa nova linha de raciocínio levou o público a criar consciência em relação a causas, como a sustentabilidade, na hora de consumir. Embasado nesse prisma, o grande desafio é entender como as empresas de moda devem comunicar posicionamento sustentável, e assim promover comportamentos pró-ambientais. A presente monografia tem como objetivo responder essa questão, apresentando um panorama das associações que o público faz a partir de diferentes comunicações sobre sustentabilidade. O estudo é de objetivo exploratório, dessa forma, em primeira instância foi aplicada uma pesquisa qualitativa em dados secundários, para melhor compreender as formas de trabalhar a persuasão na comunicação a partir das definições do modelo racional e emocional, cunhadas primeiramente pelo filósofo Nietzsche no século XIX, como apolíneo e dionísico. Com base nas pesquisas bibliográficas, selecionamos duas marcas, Vert e Osklen, e peças e vídeos de sua comunicação para ilustrarem os modelos teóricos de comunicação propostos. Em sequência, foi utilizada a pesquisa qualitativa de campo através de entrevistas. Ademais, a Teoria do Comportamento Planejado forneceu o modelo metodológico, visando aprimorar a capacidade de previsão da intenção dos clientes de comprarem um produto ecologicamente correto. Conclui-se que, para o público, a melhor estratégia de comunicação para marcas sustentáveis é a emocional, pois gera identificação e encontra-se de acordo com os maiores motivos de compra pró-ambiental: o psicológico individual e as regras sociais internas. Soma-se que, as empresas devem sempre ser transparentes e revelar todas as etapas de produção do seu produto. Os resultados também suportam a Teoria do Comportamento Planejado como importante preditora de comportamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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