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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A percepção do público de empresas de moda sobre sustentabilidade
metadata.dc.creator: Santoro, Vitória Didoné
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Janine Fleith de
metadata.dc.description.resumo: Os consumidores não tomam mais decisões de forma inconsciente, anseiam por empresas que tenham um olhar ético para toda a cadeia de produção. A moda é um dos setores responsáveis por gerar impactos socioambientais negativos, e essa nova linha de raciocínio levou o público a criar consciência em relação a causas, como a sustentabilidade, na hora de consumir. Embasado nesse prisma, o grande desafio é entender como as empresas de moda devem comunicar posicionamento sustentável, e assim promover comportamentos pró-ambientais. A presente monografia tem como objetivo responder essa questão, apresentando um panorama das associações que o público faz a partir de diferentes comunicações sobre sustentabilidade. O estudo é de objetivo exploratório, dessa forma, em primeira instância foi aplicada uma pesquisa qualitativa em dados secundários, para melhor compreender as formas de trabalhar a persuasão na comunicação a partir das definições do modelo racional e emocional, cunhadas primeiramente pelo filósofo Nietzsche no século XIX, como apolíneo e dionísico. Com base nas pesquisas bibliográficas, selecionamos duas marcas, Vert e Osklen, e peças e vídeos de sua comunicação para ilustrarem os modelos teóricos de comunicação propostos. Em sequência, foi utilizada a pesquisa qualitativa de campo através de entrevistas. Ademais, a Teoria do Comportamento Planejado forneceu o modelo metodológico, visando aprimorar a capacidade de previsão da intenção dos clientes de comprarem um produto ecologicamente correto. Conclui-se que, para o público, a melhor estratégia de comunicação para marcas sustentáveis é a emocional, pois gera identificação e encontra-se de acordo com os maiores motivos de compra pró-ambiental: o psicológico individual e as regras sociais internas. Soma-se que, as empresas devem sempre ser transparentes e revelar todas as etapas de produção do seu produto. Os resultados também suportam a Teoria do Comportamento Planejado como importante preditora de comportamento.
Palabras clave : Publicidade e Propaganda
Comunicação de marcas sustentáveis
Consumo sustentável
Posicionamento
Sustentabilidade
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : SANTORO, Vitória Didoné. A percepção do público de empresas de moda sobre sustentabilidade. 2022. 99 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2309
Fecha de publicación : 29-jun-2022
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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