Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2542
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transformação digital no sistema bancário: o impacto dos bancos digitais no mercado financeiro no Brasil
Autor(es): Santos, Paloma dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Daniel
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto dos bancos digitais no sistema financeiro brasileiro, com foco nas mudanças significativas ocorridas nos últimos anos e os desafios associados a essa transformação. Para alcançar esse propósito, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, visando à mensuração e análise dos fenômenos relacionados ao estudo, para coletar os dados quantitativos, foi empregado um questionário de perguntas fechadas. O estudo investigou duas variáveis principais: a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pelos bancos digitais e a percepção de segurança no uso desses serviços. Os resultados revelaram que a percepção dos clientes quanto à segurança dos bancos digitais, com a maioria dos clientes se sentindo relativamente confortável em fornecer informações pessoais, embora com algum grau de desconfiança. A falta de treinamento em segurança digital ao usar serviços de banco digital foi identificada como uma área que requer aprimoramento em termos de educação do cliente. No entanto, os clientes demonstraram uma percepção positiva da segurança dos bancos digitais e confiança nas medidas de segurança implementadas. Este estudo fornece uma visão abrangente dos impactos dos bancos digitais no sistema bancário brasileiro.
Resumo Alternativo: The present study aims to analyze the impact of digital banks on the Brazilian financial system, focusing on the significant changes that have occurred in recent years and the challenges associated with this transformation. To achieve this purpose, the research adopted a quantitative approach, aiming to measure and analyze the phenomena related to the study. To collect quantitative data, a questionnaire with closed questions was used. The study investigated two main variables: customer satisfaction in relation to the services offered by digital banks and the perception of security when using these services. The results revealed that customers' perceptions of the security of digital banks, with the majority of customers feeling relatively comfortable providing personal information, although with some degree of distrust. The lack of digital security training when using digital banking services has been identified as an area requiring improvement in terms of customer education. However, customers demonstrated a positive perception of the security of digital banks and confidence in the security measures implemented. This study provides a comprehensive view of the impacts of digital banks on the Brazilian banking system.
Palavras-chave: Bancos digitais
Clientes
Transformação digital
Sistema bancário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: SANTOS, Paloma dos. Transformação digital no sistema bancário: o impacto dos bancos digitais no mercado financeiro no Brasil. 2023. 21 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2542
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2023PalomadosSantos.pdfTrabalho de conclusão de curso Paloma dos Santos341,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.