Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorella, Andressa-
dc.date.accessioned2024-02-02T17:28:21Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T17:28:21Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationBORELLA, Andressa. Custos no transporte escolar: um estudo na prefeitura municipal de Nova Boa Vista RS comparação entre terceirização e transporte com frota própria no transporte escolar?. 2023. 21 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2576-
dc.description.abstract"The education guaranteed by the Federal Constitution aims at the valorization of public education and the enhancement of citizenship. To enable access to education, school transportation becomes necessary for the commute of students residing in rural areas to schools located in urban areas. This study aims to analyze the cost between the hiring of Outsourced and Owned School Transportation in the municipal government of Nova Boa Vista/RS. The methodology used was descriptive, qualitative research, a case study where data were collected directly from the Municipal Government through financial statements, mileage records, among others. The study was conducted from 01/01/2022 to 06/31/2023, where it was possible to identify all costs related to school transportation for both the owned fleet and the outsourced one, as well as the number of students and kilometers traveled per day for each transporter. From the collected data, tables were created comparing each modality, which revealed that the outsourced transportation carried more students than the owned one in both analyzed periods. Regarding mileage, the outsourced transportation covered more kilometers in both analyzed periods. As for the cost per kilometer traveled, the owned transportation cost less in both periods analyzed in 2022, being 0.635 cents, and in the first semester of 2023, it was 0.975 cents. Thus, it can be concluded that transportation with its own fleet cost less to the public coffers both in 2022 and in the first six months of 2023.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-02-02T17:28:21Z No. of bitstreams: 1 SAR2023AndressaBorella.pdf: 296421 bytes, checksum: 3fc84b772dea75ea69afe7fbcc248ec2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-02T17:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2023AndressaBorella.pdf: 296421 bytes, checksum: 3fc84b772dea75ea69afe7fbcc248ec2 (MD5) Previous issue date: 2023-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectTransporte escolarpt_BR
dc.titleCustos no transporte escolar: um estudo na prefeitura municipal de Nova Boa Vista RS comparação entre terceirização e transporte com frota própria no transporte escolar?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcelo José-
dc.description.resumoA educação garantida pela constituição federal tem por objetivo a valorização da educação pública e o aperfeiçoamento da cidadania. Para permitir o acesso à educação o transporte escolar torna-se necessário para o deslocamento dos alunos que residem na zona rural para as escolas localizadas na zona urbana, este estudo tem como objetivo analisar o custo entre a contratação de Transporte Escolar Terceirizado e Próprio na prefeitura municipal de Nova Boa Vista/RS. A metodologia utilizada foi de pesquisa descritiva, qualitativa, estudo de caso, onde os dados foram coletados diretamente na Prefeitura Municipal através de balancetes contábeis, cadernetas de quilômetros rodados, entre outros. O estudo foi realizado de 01/01/2022 a 31/06/2023, onde foi possível identificar todos os custos relacionados ao transporte escolar tanto da frota própria como da terceirizada, também como número de alunos e quilômetros percorridos por dia de cada transportador. A partir dos dados coletados foram feitos quadros comparando cada modalidade onde verificou-se que o transporte terceirizado transportou mais alunos que o próprio nos dois períodos analisados. No que se refere a quilômetros rodados, o transporte terceirizado percorreu mais quilômetros nos dois períodos analisados. No que se refere ao custo por quilômetro rodado, o transporte próprio custou menos nos dois períodos analisados em 2022 foi 0,635 centavos e no primeiro semestre de 2023 foi 0,975 centavos. Assim pode- se concluir que o transporte com frota própria custou menos aos cofres públicos tanto em 2022 quanto nos seis primeiros meses de 2023.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAR2023AndressaBorella.pdfTrabalho de conclusão de curso Andressa Borella289,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.