Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos
Autor(es): Zanella, André Luiz Cazarotto
Primeiro Orientador: Secchi, Morgana
Resumo: A capacidade absortiva e o endomarketing são formas de se conquistar e engajar o público interno da organização em prol do objetivo organizacional, pensando nisso, esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o endomarketing e a capacidade absortiva na empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Para isso foi realizada uma pesquisa aplicada, de campo, exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 12 funcionários da empresa Zanella e Zanella Fábrica de tijolos. Os dados foram coletados através de questionário online que foi dividido em três blocos: levantamento de perfil sociodemográfico, escala de endomarketing de Queirós (2014) e a escala de capacidade absortiva de Flatten et al. (2011). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os principais resultados indicam que os funcionários são do gênero masculino, a maior parte tem mais de três anos de empresa, e faz parte do setor de produção. Quanto aos níveis de endomarketing e de capacidade absortiva percebe-se que existe uma tendência positiva em ambos os constructos. Quanto a relação entre endomarketing e capacidade absortiva foi encontrado um resultado inusitado que foi a relação negativa entre as dimensões assimilação, transformação e exploração. As principais sugestões para a empresa são a disponibilização de feedback, promoção de eventos e confraternizações; e disponibilização de materiais para melhorias nos processos.
Resumo Alternativo: Absorptive capacity and internal marketing are ways of winning over and engaging the organization's internal public in favor of the organizational objective. With this in mind, this study aimed to analyze the relationship between internal marketing and absorptive capacity in the company Zanella and Zanella Fábrica de bricks . To this end, applied, field, exploratory, descriptive research was carried out with a quantitative approach. 12 employees from the company Zanella and Zanella Fábrica de bricks participated in the research. Data were collected through an online questionnaire that was divided into three blocks: sociodemographic profile survey, internal marketing scale by Queirós (2014) and the absorptive capacity scale by Flatten et al. (2011). Data were analyzed using descriptive statistics. The main results indicate that the employees are male, most have been with the company for more than three years, and are part of the production sector. Regarding the levels of internal marketing and absorptive capacity, it is clear that there is a positive trend in both constructs. Regarding the relationship between internal marketing and absorptive capacity, an unusual result was found, which was the negative relationship between the dimensions of assimilation, transformation and exploration. The main suggestions for the company are providing feedback, promoting events and get-togethers; and provision of materials for process improvements.
Palavras-chave: Endomarketing
Capacidade absortiva
Gestão de pessoas
Gestão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: ZANELLA, André Luiz Cazarotto. Endomarketing e capacidade absortiva: um estudo na empresa Zanella e Zanella Fábrica de Tijolos. 2023. 25 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2579
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAR2023AndréLuizCazarottoZanella.pdfTrbalho de conclusão de curso André Luiz Cazarotto Zanella351,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.