Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPotrich, Susana Zanetti-
dc.date.accessioned2024-02-02T18:15:45Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T18:15:45Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationPOTRICH, Susana Zanetti. Aplicação da semiótica na investigação do posicionamento percebido: um estudo no setor da indústria de artigos esportivos. 2023. 23 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2580-
dc.description.abstractThe present study has as its objective to analyze the Draggon Sports company positioning facing the main competitors in the sportswear segment. In the positioning process, the brands need to function as a “compressed file” in the consumer’s mind and, when opened, presents the offer proposal through association unfolding. Brands represent the consumers’ perceptions and feelings related to a product an its performance. In order to investigate the realized positioning, it was used qualitative and exploratory approach from semiotics. The study investigated four brands positioning in the sportswear segment with 16 people chosen by convenience. Three metaphorical icon groups (sneakers brands, automobiles and animals) were established as metaphorical signs to which the people from the sample relate themselves and associates with four sportwear brands investigated, establishing determinant characteristics to the positioning. As main result, the study afforded the realized positioning to the Draggon Sports brand in relation to the competitors, demonstrating this brand is noted as the market leader in the region, through the customers’ views, and the company is specialized in its market segment. Thus, it stands out that semiotics science is relevant to the access of researchers to elements concealed by rationality among consumers, so as it is also necessary the quantitative studies development, observing the methodology for analysis proposed by Peirce.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-02-02T18:15:45Z No. of bitstreams: 1 SAR2023SusanaZanettiPotrich.pdf: 1079642 bytes, checksum: 61d46de81f7fec03cfdedbf9fdb2d98d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-02T18:15:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2023SusanaZanettiPotrich.pdf: 1079642 bytes, checksum: 61d46de81f7fec03cfdedbf9fdb2d98d (MD5) Previous issue date: 2023-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtigos esportivospt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectPosicionamento de marcapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleAplicação da semiótica na investigação do posicionamento percebido: um estudo no setor da indústria de artigos esportivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Meurer, Aline Mara-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar o posicionamento percebido da empresa Draggon Sports frente aos principais concorrentes do segmento industrial de confecções esportivas. No processo de posicionamento, as marcas devem funcionar como um “arquivo comprimido” que, quando aberto na mente do consumidor, apresenta a proposta da oferta por meio do desencadeamento das associações. As marcas representam as percepções e os sentimentos dos consumidores em relação a um produto e seu desempenho. Para a investigação do posicionamento percebido, utilizou-se a abordagem exploratória qualitativa a partir da semiótica. O estudo investigou o posicionamento de quatro marcas que atuam no segmento industrial de confecções esportivas junto a dezesseis sujeitos escolhidos por conveniência. Três grupos de ícones metafóricos (marcas de tênis, automóveis e animais) foram estabelecidos como signos aos quais os sujeitos da amostra os relacionam e associam as quatro marcas de artigos esportivos investigadas, estabelecendo características determinantes ao posicionamento. Como principal resultado, o estudo proporcionou o posicionamento percebido para a marca Draggon Sports em relação aos seus concorrentes, demonstrando que a marca é percebida como líder de mercado na região, na visão de seus clientes, e a empresa é especializada no seu segmento de mercado. Por fim, destaca-se que a ciência semiótica é relevante para o acesso de pesquisadores a elementos disfarçados pela racionalidade junto aos consumidores, sendo necessário que estudos quantitativos também sejam desenvolvidos, observando a metodologia de análise proposta por Peirce.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAR2023SusanaZanettiPotrich.pdfTrabalho de conclusão de curso Susana Zanetti Potrich1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.