Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2580
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aplicação da semiótica na investigação do posicionamento percebido: um estudo no setor da indústria de artigos esportivos
metadata.dc.creator: Potrich, Susana Zanetti
metadata.dc.contributor.advisor1: Meurer, Aline Mara
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o posicionamento percebido da empresa Draggon Sports frente aos principais concorrentes do segmento industrial de confecções esportivas. No processo de posicionamento, as marcas devem funcionar como um “arquivo comprimido” que, quando aberto na mente do consumidor, apresenta a proposta da oferta por meio do desencadeamento das associações. As marcas representam as percepções e os sentimentos dos consumidores em relação a um produto e seu desempenho. Para a investigação do posicionamento percebido, utilizou-se a abordagem exploratória qualitativa a partir da semiótica. O estudo investigou o posicionamento de quatro marcas que atuam no segmento industrial de confecções esportivas junto a dezesseis sujeitos escolhidos por conveniência. Três grupos de ícones metafóricos (marcas de tênis, automóveis e animais) foram estabelecidos como signos aos quais os sujeitos da amostra os relacionam e associam as quatro marcas de artigos esportivos investigadas, estabelecendo características determinantes ao posicionamento. Como principal resultado, o estudo proporcionou o posicionamento percebido para a marca Draggon Sports em relação aos seus concorrentes, demonstrando que a marca é percebida como líder de mercado na região, na visão de seus clientes, e a empresa é especializada no seu segmento de mercado. Por fim, destaca-se que a ciência semiótica é relevante para o acesso de pesquisadores a elementos disfarçados pela racionalidade junto aos consumidores, sendo necessário que estudos quantitativos também sejam desenvolvidos, observando a metodologia de análise proposta por Peirce.
Resumen : The present study has as its objective to analyze the Draggon Sports company positioning facing the main competitors in the sportswear segment. In the positioning process, the brands need to function as a “compressed file” in the consumer’s mind and, when opened, presents the offer proposal through association unfolding. Brands represent the consumers’ perceptions and feelings related to a product an its performance. In order to investigate the realized positioning, it was used qualitative and exploratory approach from semiotics. The study investigated four brands positioning in the sportswear segment with 16 people chosen by convenience. Three metaphorical icon groups (sneakers brands, automobiles and animals) were established as metaphorical signs to which the people from the sample relate themselves and associates with four sportwear brands investigated, establishing determinant characteristics to the positioning. As main result, the study afforded the realized positioning to the Draggon Sports brand in relation to the competitors, demonstrating this brand is noted as the market leader in the region, through the customers’ views, and the company is specialized in its market segment. Thus, it stands out that semiotics science is relevant to the access of researchers to elements concealed by rationality among consumers, so as it is also necessary the quantitative studies development, observing the methodology for analysis proposed by Peirce.
Palabras clave : Artigos esportivos
Branding
Posicionamento de marca
Semiótica
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : POTRICH, Susana Zanetti. Aplicação da semiótica na investigação do posicionamento percebido: um estudo no setor da indústria de artigos esportivos. 2023. 23 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi-RS, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2580
Fecha de publicación : 12-dic-2023
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SAR2023SusanaZanettiPotrich.pdfTrabalho de conclusão de curso Susana Zanetti Potrich1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.