Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2646
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão de pessoas na administração pública
Autor(es): Moraes, Roger da Silva
Primeiro Orientador: Awad, Faisal Medeiros
Resumo: O presente artigo tem como tema gestão de pessoas na administração pública. Desta forma o artigo irá responder ao seguinte questionamento: Quais os principais desafios da gestão de pessoas na administração pública? Através de pesquisa quantitativa realizada junto a Secretaria Municipal da Fazenda e Fiscalização do município de Soledade/RS. Essa pesquisa consiste na aplicação de questionário composto por 24 (vinte e quatro) perguntas de múltiplas escolhas, sendo selecionados apenas funcionários de carreira, com objetivo geral de identificar os principais desafios da gestão de pessoas na administração pública, tendo como objetivos específicos: identificar quais são os gargalos na área da gestão de pessoas dentro da referida secretaria através de aplicação de um questionário de múltiplas escolhas, realizar a análise dos dados coletados e por fim, propor um plano de ação para controlar os gargalos encontrados. A partir dessa análise será possível responder à pergunta de pesquisa, a fim de buscar uma solução adequada e abrangente, sendo apresentado um plano de ação que seja benéfico aos servidores a fim de que consigam solucionar os gargalos encontrados, tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso e o servidor mais valorizado diante da função que exerce.
Resumo Alternativo: This article focuses on people management in public administration. In this way, the article will answer the following question: What are the main challenges of people management in public administration? Through quantitative research carried out with the Municipal Department of Finance and Inspection of the municipality of Soledade/RS. This research consists of applying a questionnaire consisting of 24 (twenty-four) multiple-choice questions, with only career employees selected, with the general objective of identifying the main challenges of people management in public administration, with the specific objectives: identifying which are the bottlenecks in the area of people management within the aforementioned secretariat through the application of a multiple choice questionnaire, analyzing the collected data and finally, proposing an action plan to control the bottlenecks found. From this analysis it will be possible to answer the research question, in order to seek an adequate and comprehensive solution, presenting an action plan that is beneficial to employees so that they can resolve the bottlenecks found, making the work environment more harmonious. and the most valued servant given the role he performs.
Palavras-chave: Administração pública
Gestão de pessoas
Plano de ação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: MORAES, Roger da Silva. Gestão de pessoas na administração pública. 2023. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2646
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOLRogerdaSilvaMoraes.pdfArtigo final Roger da Silva Moraes311,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.