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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A Guerra Fria na franquia de jogos eletrônicos Call of Duty (2010–2020)
metadata.dc.creator: Durante, Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor1: Batistella, Alessandro
metadata.dc.description.resumo: Para este trabalho de conclusão de curso, as fontes principais serão dois videogames, sendo fontes audiovisuais1 denominados: Call of Duty: Black Ops, lançado no ano de 2010 no dia 9 de novembro pela empresa de desenvolvimento Treyarch, e Call of Duty: Black Ops Cold War do ano de 2020 desenvolvido também pela Treyarch, ambos publicados pela Activision, lançado no dia 13 de novembro de 2020, sendo uma sequência direta do jogo lançado em 2010. De tal modo, não há influencias de outros jogos da série Black Ops, tais quais o 2, 3 e o 4. Nestes dois jogos selecionados, temos eventos específicos da Guerra Fria (1947 - 1991). A partir deles, temos objetivos em analisar como o jogo representa o período selecionado, assim como a visão dos capitalistas e socialistas. Os jogos eletrônicos e a História passaram a ser uma combinação há algumas décadas. Diversas franquias se aventuraram a trabalhar com ambos, como é o caso da franquia de jogos eletrônicos Call of Duty ou como em uma tradução mais comum um “chamado ao dever”. Esta franquia começou com o primeiro jogo sendo lançado em 2003, com o título Call of Duty, sendo procedido de Call of Duty: Finest Hour (2004), Call of Duty 2 (2005) e Call of Duty 3 (2006), os quais recriaram batalhas importantes da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Outro ponto importante é que o jogador sempre assume o papel de um soldado aliado2, seja ele norte-americano, britânico ou soviético (estes viriam a ser os inimigos na série Black Ops, e inimigos russos em Modern Warfare, período pós Guerra Fria).
Resumen : For this course completion work, the main sources will be two video games, audiovisual sources1 called: Call of Duty: Black Ops, released in 2010 on November 9th by the development company Treyarch, and Call of Duty: Black Ops Cold War of the year 2020 also developed by Treyarch, both published by Activision, released on November 13, 2020, being a direct sequel to the game released in 2010. Therefore, there are no influences from other games in the Black Ops series, such as 2, 3 and 4. In these two selected games, we have specific events from the Cold War (1947 - 1991). From them, we aim to analyze how the game represents the selected period, as well as the vision of capitalists and socialists. Electronic games and History became a combination a few decades ago. Several franchises have ventured into working with both, as is the case of the Call of Duty video game franchise or, in a more common translation, a “call to duty”. This franchise began with the first game being released in 2003, with the title Call of Duty, coming from Call of Duty: Finest Hour (2004), Call of Duty 2 (2005) and Call of Duty 3 (2006), which they recreated important battles from the Second World War (1939 - 1945). Another important point is that the player always assumes the role of an allied soldier2, be it North American, British or Soviet (these would become the enemies in the Black Ops series, and Russian enemies in Modern Warfare, post-Cold War period).
Palabras clave : História
Guerra Fria
Franquia
Jogos eletrônicos
Call of Duty
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : DURANTE, Alexandre. A Guerra Fria na franquia de jogos eletrônicos Call of Duty (2010 – 2020). 2022. 90 f. Monografia (Licenciado em História). Curso de História. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2652
Fecha de publicación : 7-jul-2022
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de História - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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