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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2697
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Simulação estrutural da asa de uma aeronave rádio controlada através do método dos elementos finitos |
metadata.dc.creator: | Bonatti, Giovani Cleber |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Goedel, Fabio |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho teve por objetivo realizar análise estrutural linear estática da asa de uma aeronave rádio controlada utilizando o método dos elementos finitos, através do software Ansys. Inicialmente buscou-se identificar pontos críticos que poderão ocasionar deformações e possuem fragilidades, definiu-se o material como a madeira balsa, em seguida ajustou-se a geometria da asa para realizar as uniões e imperfeições apresentadas. Na etapa seguinte, gerou-se uma malha com um refinamento de 4 mm utilizando elementos quadráticos, procedeu-se para a aplicação do material na geometria através do ACP (Pre), seguindo para a análise estrutural, aplicou-se as condições de contorno, obteve-se o resultado de deformação total de 421,88 mm e tensão máxima de 171,22 MPa, aplicando o critério de falha de Tsai-Hill e Tsai-Wu grande parte da geometria ficou abaixo de 1, onde apresentou falha na estrutura, analisou-se também somente as longarinas e as nervuras e obteve-se falha nas mesmas. |
Abstract: | The objective of this work was to carry out a static linear structural analysis of the wing of a radio-controlled aircraft using the finite element method, through the Ansys software. Initially, we sought to identify critical points that could cause deformations and have weaknesses, the material was defined as balsa wood, then the geometry of the wing was adjusted to make the unions and imperfections presented. In the next step, a mesh was generated with a refinement of 4 mm using quadratic elements, the material was applied to the geometry using ACP (Pre), followed by the structural analysis, the boundary conditions were applied, the result of total deformation of 421.88 mm and maximum stress of 171.22 MPa was obtained, applying the Tsai-Hill and Tsai-Wu failure criteria, much of the geometry was below 1, where the structure failed, Only the stringers and ribs were also analyzed and they were found to be defective. |
Keywords: | Simulação Ansys Elementos finitos Aeronave rádio controlada |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEAR |
Citation: | BONATTI, Giovani Cleber. Simulação estrutural da asa de uma aeronave rádio controlada através do método dos elementos finitos. 2024. 40 f. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2697 |
Issue Date: | 21-Jun-2024 |
Appears in Collections: | FEAR - Curso de Engenharia de Produção Mecânica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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PF2024GiovaniBonatti.pdf | Trabalho final de conclusão de curso Giovani Cleber Bonatti | 2,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
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