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dc.creatorKaiser, Ismael Anildo-
dc.date.accessioned2024-07-08T13:19:35Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-08T13:19:35Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.citationKAISER, Ismael Anildo. Projeto de dispositivo para encolher pistões de embreagem de câmbios automáticos automotivos. 2024. 41 f. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2698-
dc.description.abstractThe growing interest in automotive automatic transmission repairs has generated the need for specialized tools. Repair involves complete disassembly, indicating the need for professional intervention in specific cases. A common defect in automotive automatic transmissions is the inefficiency in sealing the clutch applicator piston rings, resulting in difficulties in starting and changing gears. The challenge of this work lies in compressing the clutch piston springs, requiring specific tools. The work proposes the design of an innovative tool for shrinking clutch piston spring plates, intended for specialized workshops. The equipment was designed through a structured product development method, covering the planning, conception, design and detailing phases. During this process, the project requirements were established, the shrinker concept was defined, the definitive project was prepared and the details were carried out, respectively. As a result of this work, a three-dimensional (3D) model of the equipment was created, accompanied by an assessment of the product's manufacturing costs, including a comparison with a similar model already on the market. With this, the equipment model was obtained that aims to serve different exchange models, facilitating maintenance and reducing costs associated with this specific task.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-08T13:19:35Z No. of bitstreams: 1 PF2024IsmaelKaiser.pdf: 2159463 bytes, checksum: 20436d3b8a83e52700ee2d81d518db9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T13:19:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024IsmaelKaiser.pdf: 2159463 bytes, checksum: 20436d3b8a83e52700ee2d81d518db9b (MD5) Previous issue date: 2024-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subjectMarchaspt_BR
dc.subjectMolaspt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectCompressãopt_BR
dc.subjectDetalhamentopt_BR
dc.titleProjeto de dispositivo para encolher pistões de embreagem de câmbios automáticos automotivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Guilherme Reschke do-
dc.description.resumoO crescente interesse em reparos de câmbios automáticos automotivos gerou a necessidade de ferramentas especializadas. O reparo envolve a desmontagem completa, indicando a necessidade de intervenção de profissionais em casos específicos. Um defeito comum em câmbios automáticos automotivos é a ineficiência na vedação dos anéis dos pistões aplicadores de embreagem, resultando em dificuldades para arrancar e trocar marchas. O desafio deste trabalho reside na compressão das molas dos pistões de embreagem, requerendo ferramentas específicas. O trabalho propõe o projeto de uma ferramenta inovadora para encolher as placas das molas dos pistões de embreagens, destinada a oficinas especializadas. O equipamento foi concebido através de um método estruturado de desenvolvimento de produtos, abrangendo as fases de planejamento, concepção, design e detalhamento. Durante esse processo, foram estabelecidos os requisitos do projeto, definido o conceito do encolhedor, elaborado o projeto definitivo e realizado o detalhamento, respectivamente. Como resultado desse trabalho, foi criado um modelo tridimensional (3D) do equipamento, acompanhado de uma avaliação dos custos de fabricação do produto, incluindo uma comparação com um modelo similar já existente no mercado. Com isso, obteve-se o modelo de equipamento que visa atender diversos modelos de câmbios, facilitando a manutenção e reduzindo custos associados a essa tarefa específica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura - FEARpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAR - Curso de Engenharia de Produção Mecânica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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PF2024IsmaelKaiser.pdfTrabalho final de conclusão de curso Ismael Anildo Kaiser2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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