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dc.creatorMarmentini, Joel Vinícius-
dc.date.accessioned2024-07-08T13:26:16Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-08T13:26:16Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationMARMENTINI, Joel Vinícius. Análise estrutural do chassi de um semirreboque do tipo carrega tudo pelo método dos elementos finitos. 2024. 36 f. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2699-
dc.description.abstractThis work aimed to carry out an evaluation regarding a linear static analysis of the chassis structure of a Carrega Tudo semi-trailer, through computer simulations. A three-dimensional model of a chassis was developed using CAD software (Computer-Aided Design SolidWorks®). Subsequently, this model served as the basis for simulations of the vehicle structure, conducted with the ANSYS® WorkBench software. The analyzes were carried out applying the principle of the Finite Element Method. Different analysis conditions were studied to evaluate stresses and deformations in the chassis structure. The main objective was to identify critical points of tension that would arise in the search for the most critical condition. The results demonstrated that the semi-trailer has a considerable safety margin for the analysis with the CAT 416F2 loader attached. In analyzes where critical equipment conditions were reached, areas of high stress concentration emerged, such as in an analysis that considered an acceleration of 2G simulating an impact load and in an analysis evaluating the chassis under hill terrain conditions. In critical analyses, the maximum stresses were 545 MPa with a safety factor of 0.63 and 437 MPa with a safety factor of 0.78, respectively. This study highlighted the importance of structural analysis in the development of transport vehicles. Furthermore, future experimental studies were suggested to validate and improve computational simulations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-08T13:26:16Z No. of bitstreams: 1 PF2024JoelMarmentini.pdf: 2925649 bytes, checksum: a9d25ad4ce4a8086e0951c1c18464691 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T13:26:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024JoelMarmentini.pdf: 2925649 bytes, checksum: a9d25ad4ce4a8086e0951c1c18464691 (MD5) Previous issue date: 2024-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectSemirreboquept_BR
dc.subjectSimulação computacional.pt_BR
dc.titleAnálise estrutural do chassi de um semirreboque do tipo carrega tudo pelo método dos elementos finitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Goedel, Fábio-
dc.description.resumoEste trabalho visou efetuar uma avaliação a respeito de uma análise estática linear da estrutura do chassi de um semirreboque do tipo Carrega Tudo, por meio de simulações computacionais. Desenvolveu-se um modelo tridimensional de um chassi criado com o auxílio do software CAD (Computer-Aided Design SolidWorks®). Posteriormente, este modelo serviu como base para simulações da estrutura do veículo, conduzida com o software ANSYS® WorkBench. As análises foram feitas aplicando o princípio do Método dos Elementos Finitos. Foram estudadas diferentes condições de análise para avaliar as tensões e deformações na estrutura do chassi. O objetivo principal foi identificar pontos críticos de tensão que surgiriam na busca pela condição mais crítica. Os resultados demonstraram que o semirreboque possui uma margem de segurança considerável para a análise com a carregadeira CAT 416F2 acoplada. Em análises que se atingiu condições críticas do equipamento, surgiram áreas de alta concentração de tensão, como em uma análise que se considerou uma aceleração de 2G simulando uma carga de impacto e em uma análise avaliando o chassi sob a condição de terreno de ladeira. Nas análises críticas, as tensões máximas foram de 545 MPa com um fator de segurança de 0,63 e 437 MPa com um fator de segurança de 0,78, respectivamente. Este estudo destacou a importância da análise estrutural no desenvolvimento de veículos de transporte. Ainda, sugeriu-se futuros estudos experimentais para validar e aprimorar as simulações computacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura - FEARpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAR - Curso de Engenharia de Produção Mecânica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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