Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarli, Elias de Marco de-
dc.date.accessioned2024-07-19T12:27:09Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2024-07-19T12:27:09Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.identifier.citationCARLI, Elias de Marco de. Que Bom Te Ver Viva (1989): memórias da ditadura militar no cinema brasileiro. 2024. 60 f. Monografia (Licenciado em História). Curso de História. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2704-
dc.description.abstractThere are several ways to portray the past, such as the study of memories and representations of the history of the Military Dictatorship (1964-1985). The present work aims to analyze the representations and memories of women in dramatic films in a documentary Que Bom Te Ver Viva, produced in 1989, by Brazilian filmmaker Lúcia Murat1. Analyzing memories to construct the present time acquires even more relevance, especially after 60 years of the coup and the growth of the authoritarian right in recent years, a phenomenon that ended up strengthening four years of a government militarized, in which those nostalgic for the period were present. The problem of this research is the following: What form does film production take? comprises the approach to sensitive topics relating to the opposition of the military regime, the armed resistance and the cultural context in which it was produced, during the period of redemocratization of the country, seeking to portray the story of what would have led to a coup in 1960s, and more than that, what was the nature of the regime established in that moment and its transformations in the following years? The Military Dictatorship in Brazil began in a context of economic crisis and soon took on an oppressive and violent phase. Features that remained until its end, two decades later. Tensions in politics began even before the coup, when the until then vice-president of the republic João Goulart assumed the presidency after resigning by Jânio Quadros in 1961.2 Goulart had political and economic reform projects, which were not successful due to lack of parliamentary support and because they were considered as a communist threat. In a traditional analysis, the coup in 1964 generated a political, economic, social and cultural process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-19T12:27:09Z No. of bitstreams: 1 PF2024EliasCarli.pdf: 629465 bytes, checksum: b546aa6a327f3be75f8d5a8ff0e91d0e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-19T12:27:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024EliasCarli.pdf: 629465 bytes, checksum: b546aa6a327f3be75f8d5a8ff0e91d0e (MD5) Previous issue date: 2024-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectDitadura Militarpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.titleQue bom te ver viva (1989): memórias da ditadura militar no cinema brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcon, Marcelo-
dc.description.resumoHá diversas maneiras de retratar o passado, tal como o estudo das memórias e representações da história da Ditadura Militar (1964-1985). O presente trabalho pretende analisar as representações e memórias de mulheres no filme dramático em formato de documentário Que Bom Te Ver Viva, produzido em 1989, pela cineasta brasileira Lúcia Murat1. Analisar as memórias para a construção do tempo presente adquire ainda mais relevância, especialmente após 60 anos do golpe e do crescimento da direita autoritária nos anos recentes, um fenômeno que acabou fortalecendo quatro anos de um governo militarizado, no qual estavam presentes saudosistas do período. O problema desta pesquisa é o seguinte: Dê que forma a produção cinematográfica compreende a abordagem de temas sensíveis referente à oposição do regime militar, a resistência armada e ao contexto cultural em que foi roduzida, durante o período de redemocratização do país, buscando retratar a história do que teria levado um golpe na década de 1960, e mais do que isso, qual foi a natureza do regime instaurado naquele momento e suas transformações nos anos seguintes? A Ditadura Militar no Brasil iniciou em um contexto de crise econômica e logo assumiu uma fase opressora e violenta. Características que permaneceram até o seu fim, duas décadas depois. As tensões na política começaram antes mesmo do golpe, quando o até então vice-presidente da república João Goulart assumiu a presidência após a renúncia de Jânio Quadros em 1961.2 Goulart possuía projetos de reformas políticas e econômicas, que não foram bem sucedidas pela falta de apoio parlamentar e por serem consideradas como uma ameaça comunista. Em uma análise tradicional, o golpe em 1964 gerou um processo político, econômico, social e cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Contabilidade - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024EliasCarli.pdfMonografia Elias de Marco de Carli614,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.