Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2712
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação patrimonial e ensino de história: da legislação à construção da identidade
Autor(es): Batistel, Paola Moara
Primeiro Orientador: Ahlert, Jacqueline
Resumo: Acreditar na educação transformadora como parte crucial no processo de mediação do conhecimento sempre foi algo que me cativou. Dessa forma, posso afirmar que o amor pela docência chegou muito antes do que o momento do desenvolvimento desta pesquisa. Diante disso, buscamos compreender, com o presente estudo, a relação entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História no processo de construção da identidade do educando, desde os indígenas que aqui residiam, bem como a chegada dos Portugueses nas terras brasileiras até a o exercício da prática docente. Nesse sentido, abordaremos a conexão do Patrimônio Histórico e Cultural com a atual formação do Brasil, destacando a importância de manter vivas as tradições culturais existentes na formação da sociedade e na promoção da cidadania. Exploraremos, também, a ideia do pertencimento e a conexão entre os indivíduos e suas comunidades, compreendendo quais foram as rupturas e permanências na atual legislação brasileira em se tratando de diversidade étnica e cultural. Da mesma maneira, iremos enfatizar a relevância do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para políticas públicas e privadas de preservação da identidade social contemporânea, bem como iremos conhecer os critérios de classificação das manifestações culturais que compõem os bens materiais e imateriais que necessitam de salvaguarda. Logo, aprofundaremos a investigação por meio da relação entre a o Ensino de História, a Educação Patrimonial e a reflexão do Professor Historiador, de tal forma a explorar as possibilidades para a mediação do conhecimento histórico a partir da integralização entre os currículos escolares e a Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador do território de Passo Fundo. Por fim, iremos proporcionar ao leitor uma adaptação para o currículo escolar com metodologias assertivas que utilizam a transposição didática como recurso didático, dialogando entre o conhecimento prático e teórico. Isso permitirá que os educandos desenvolvam seu senso crítico e adotem uma abordagem de fazer-pensar historicamente sobre seu papel na sociedade.
Resumo Alternativo: Believing in transformative education as a crucial part in the mediation process of Knowledge has always been something that captivated me. In this way, I can say that love for teaching arrived much earlier than the time of development of this research. Against Furthermore, we seek to understand, with this study, the relationship between Heritage Education and History Teaching in the process of constructing the student's identity, from the indigenous people who lived here, as well as the arrival of the Portuguese in Brazilian lands until the exercise of teaching practice. In this sense, we will address the connection between Historical and Cultural Heritage with the current formation of Brazil, highlighting the importance of keeping existing cultural traditions alive in the formation of society and the promotion of citizenship. We will also explore the idea of belonging and the connection between individuals and their communities, understanding which were the ruptures and permanences in current Brazilian legislation when it comes to diversity ethnic and cultural. Likewise, we will emphasize the relevance of the Heritage Institute National Historical and Artistic (IPHAN) for public and private preservation policies contemporary social identity, as well as we will learn about the criteria for classifying cultural manifestations that make up the material and immaterial goods that require safeguard. Therefore, we will deepen the investigation through the relationship between History Teaching, Heritage Education and the reflection of the Historian Professor, in such a way as to explore the possibilities for the mediation of historical knowledge based on integration between school curricula and the Common National Curriculum Base, Gaúcho Curricular Reference and the Guiding Document for the territory of Passo Fundo. Finally, we will provide the reader with an adaptation to the school curriculum with assertive methodologies that use didactic transposition as a teaching resource, dialoguing between practical knowledge and theoretical. This will allow students to develop their critical sense and adopt a approach of doing-thinking historically about its role in society.
Palavras-chave: História
Legislação
Identidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: BATISTEL, Paola Moara. Educação patrimonial e ensino de história: da legislação à construção da identidade. 2024. 55 f. Monografia (Licenciado em História). Curso de História. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2712
Data do documento: 4-Jul-2024
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de História - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024PaolaBatistel.pdfMonografia Paola Moara Batistel400,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.