Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Ana Gabriele Borques-
dc.date.accessioned2025-03-19T17:20:44Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T17:20:44Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ana Gabriele Borques. O ensino de inglês por meio da poesia. 2024. 22 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2826-
dc.description.abstractThe teaching of an additional language (AL) should go beyond the mere mastery of grammar structures and vocabulary. Teaching supported by a variety of approaches and resources can broaden learning possibilities, addressing the diverse learning styles of students. In this context, this study explores the potential of English poetry in AL teaching, considering its relevance to the integral development of learners. The primary aim of this work is to discuss how poetry can contribute to the development of linguistic, socio-emotional, critical thinking, and creative competencies. This research, of bibliographic and exploratory nature, is based on references from applied linguistics, literature, and education, as well as the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The study is structured into three main sections: a discussion of theoretical conceptions and official documents, Poetry, literary literacy, and English teaching, and a practical proposal for a pedagogical plan for reading poetry in English. The results indicate that poetry transcends its literary genre, emerging as a transformative textual genre. Its possibilities include connecting learners to the language in meaningful ways, stimulating critical and creative skills, and fostering a more collaborative and inclusive educational environment focused on student protagonism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-19T17:20:44Z No. of bitstreams: 1 PF1999AnaGabrieleBorquesPinheiro.pdf: 625939 bytes, checksum: 5d071df7eacd31432a3dd9d3e587f5c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T17:20:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF1999AnaGabrieleBorquesPinheiro.pdf: 625939 bytes, checksum: 5d071df7eacd31432a3dd9d3e587f5c2 (MD5) Previous issue date: 1999-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.titleO ensino de inglês por meio da poesiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sturm, Luciane-
dc.description.resumoO ensino de uma língua adicional (ELA) deve ir além do simples domínio de estruturas gramaticais e vocabulário. Um ensino apoiado em uma variedade de abordagens e recursos pode ampliar as possibilidades de aprendizagem, atendendo os diferentes estilos de aprender dos estudantes. Diante disso, este estudo explora o potencial da poesia escrita em língua inglesa nas aulas de ELA, considerando a relevância desse gênero para uma formação integral dos aprendizes. O objetivo principal deste trabalho é discutir como a poesia pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e das competências socioemocionais, assim como do pensamento crítico e da criatividade. A pesquisa, de caráter bibliográfico e exploratório, fundamenta-se em estudos da linguística aplicada, literatura e educação, além da Base Nacional Comum Curricular. O trabalho é estruturado em duas etapas principais: a discussão sobre concepções teóricas e documentos oficiais, poesia, letramento literário e ensino de inglês, trazendo uma proposta prática de planejamento pedagógico para leitura de poesia em língua inglesa. Os resultados indicam que a poesia transcende o gênero literário, mostrando-se um gênero textual com capacidade transformadora. Suas possibilidades incluem conectar os aprendizes com o idioma de forma significativa, estimulando a criticidade e a criatividade, além de promover um ambiente educacional mais colaborativo e inclusivo, centrado no protagonismo do estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024AnaGabrieleBorquesPinheiro.pdfArtigo de conclusão de curso de Ana Gabriele Borques Pinheiro611,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.