Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2826
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino de inglês por meio da poesia
metadata.dc.creator: Pinheiro, Ana Gabriele Borques
metadata.dc.contributor.advisor1: Sturm, Luciane
metadata.dc.description.resumo: O ensino de uma língua adicional (ELA) deve ir além do simples domínio de estruturas gramaticais e vocabulário. Um ensino apoiado em uma variedade de abordagens e recursos pode ampliar as possibilidades de aprendizagem, atendendo os diferentes estilos de aprender dos estudantes. Diante disso, este estudo explora o potencial da poesia escrita em língua inglesa nas aulas de ELA, considerando a relevância desse gênero para uma formação integral dos aprendizes. O objetivo principal deste trabalho é discutir como a poesia pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e das competências socioemocionais, assim como do pensamento crítico e da criatividade. A pesquisa, de caráter bibliográfico e exploratório, fundamenta-se em estudos da linguística aplicada, literatura e educação, além da Base Nacional Comum Curricular. O trabalho é estruturado em duas etapas principais: a discussão sobre concepções teóricas e documentos oficiais, poesia, letramento literário e ensino de inglês, trazendo uma proposta prática de planejamento pedagógico para leitura de poesia em língua inglesa. Os resultados indicam que a poesia transcende o gênero literário, mostrando-se um gênero textual com capacidade transformadora. Suas possibilidades incluem conectar os aprendizes com o idioma de forma significativa, estimulando a criticidade e a criatividade, além de promover um ambiente educacional mais colaborativo e inclusivo, centrado no protagonismo do estudante.
Abstract: The teaching of an additional language (AL) should go beyond the mere mastery of grammar structures and vocabulary. Teaching supported by a variety of approaches and resources can broaden learning possibilities, addressing the diverse learning styles of students. In this context, this study explores the potential of English poetry in AL teaching, considering its relevance to the integral development of learners. The primary aim of this work is to discuss how poetry can contribute to the development of linguistic, socio-emotional, critical thinking, and creative competencies. This research, of bibliographic and exploratory nature, is based on references from applied linguistics, literature, and education, as well as the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The study is structured into three main sections: a discussion of theoretical conceptions and official documents, Poetry, literary literacy, and English teaching, and a practical proposal for a pedagogical plan for reading poetry in English. The results indicate that poetry transcends its literary genre, emerging as a transformative textual genre. Its possibilities include connecting learners to the language in meaningful ways, stimulating critical and creative skills, and fostering a more collaborative and inclusive educational environment focused on student protagonism.
Keywords: Ensino de línguas
Língua inglesa
Poesia
Prática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: PINHEIRO, Ana Gabriele Borques. O ensino de inglês por meio da poesia. 2024. 22 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2826
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2024AnaGabrieleBorquesPinheiro.pdfArtigo de conclusão de curso de Ana Gabriele Borques Pinheiro611,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.