Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFavaretto, Lucas Martins-
dc.date.accessioned2025-03-19T18:46:01Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T18:46:01Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationFAVARETTO, Lucas Martins. Popularização da ciência: um olhar para o ensino linguístico e literário. 2024. 16 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2831-
dc.description.abstractThis research investigates the relationship between the popularization of science and the teaching of language and literature, focusing on how language facilitates access to scientific knowledge among the population. The study is structured into six sections, exploring the definition of science popularization, linguistic science, literary science, the relationship between the two, and their role in the curriculum of a Languages program, as well as the research’s conclusions. In addition to discussing the central concept, the paper also addresses vulgarization, diffusion, and scientific literacy as areas for further exploration. The text emphasizes interdisciplinarity, linking the areas discussed through a theoretical framework that includes works by Marcelo Gomes Germano (2011), Alzira Lobo de Arruda Campos (2004) and Antonio Cândido (2006). The focus of the analysis is on how science can be popularized to various audiences outside the academic environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-19T18:46:01Z No. of bitstreams: 1 PF2024LucasMartinsFavaretto.pdf: 249861 bytes, checksum: 5678ae313310d643a7346efacc508d75 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T18:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024LucasMartinsFavaretto.pdf: 249861 bytes, checksum: 5678ae313310d643a7346efacc508d75 (MD5) Previous issue date: 2024-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPopularizaçãopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titlePopularização da ciência: um olhar para o ensino linguístico e literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oudeste, Claudia Stumpf Toldo-
dc.description.resumoEsta pesquisa procura investigar a relação entre a popularização da ciência e o ensino da língua e da literatura - no curso de Letras - focando em como a linguagem facilita o acesso ao conhecimento científico para a população. O estudo é estruturado em seis seções, explorando a definição de popularização da ciência, a ciência linguística, ciência literária, o vínculo entre as duas e o ensino no curso de Letras e as considerações da pesquisa. Além de discutir o conceito central, o trabalho traz, também, a vulgarização, difusão e a alfabetização científica como áreas a serem exploradas. O texto enfatiza a interdisciplinaridade, conectando as áreas trabalhadas no texto através do referencial teórico utilizado, o qual conta com obras de Marcelo Gomes Germano (2011), Alzira Lobo de Arruda Campos (2004) e Antonio Cândido (2006). O foco da análise é como a ciência pode ser popularizada para os diferentes públicos que estão fora do ambiente acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024LucasMartinsFavaretto.pdfArtigo de conclusão de curso de Lucas Martins Favaretto244 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.