Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2831
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Popularização da ciência: um olhar para o ensino linguístico e literário
metadata.dc.creator: Favaretto, Lucas Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Oudeste, Claudia Stumpf Toldo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa procura investigar a relação entre a popularização da ciência e o ensino da língua e da literatura - no curso de Letras - focando em como a linguagem facilita o acesso ao conhecimento científico para a população. O estudo é estruturado em seis seções, explorando a definição de popularização da ciência, a ciência linguística, ciência literária, o vínculo entre as duas e o ensino no curso de Letras e as considerações da pesquisa. Além de discutir o conceito central, o trabalho traz, também, a vulgarização, difusão e a alfabetização científica como áreas a serem exploradas. O texto enfatiza a interdisciplinaridade, conectando as áreas trabalhadas no texto através do referencial teórico utilizado, o qual conta com obras de Marcelo Gomes Germano (2011), Alzira Lobo de Arruda Campos (2004) e Antonio Cândido (2006). O foco da análise é como a ciência pode ser popularizada para os diferentes públicos que estão fora do ambiente acadêmico.
Resumen : This research investigates the relationship between the popularization of science and the teaching of language and literature, focusing on how language facilitates access to scientific knowledge among the population. The study is structured into six sections, exploring the definition of science popularization, linguistic science, literary science, the relationship between the two, and their role in the curriculum of a Languages program, as well as the research’s conclusions. In addition to discussing the central concept, the paper also addresses vulgarization, diffusion, and scientific literacy as areas for further exploration. The text emphasizes interdisciplinarity, linking the areas discussed through a theoretical framework that includes works by Marcelo Gomes Germano (2011), Alzira Lobo de Arruda Campos (2004) and Antonio Cândido (2006). The focus of the analysis is on how science can be popularized to various audiences outside the academic environment.
Palabras clave : Popularização
Ciência
Linguística
Literatura
Ensino
Interdisciplinaridade
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : FAVARETTO, Lucas Martins. Popularização da ciência: um olhar para o ensino linguístico e literário. 2024. 16 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2831
Fecha de publicación : 19-dic-2024
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2024LucasMartinsFavaretto.pdfArtigo de conclusão de curso de Lucas Martins Favaretto244 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.