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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Zaparoli, Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T19:17:35Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21 | - |
dc.date.available | 2025-03-21T19:17:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | ZAPAROLI, Eduardo Zaparoli. Reconhecimento de emoções em cenários competitivos de jogos usando Rede Neural Convolucional e Raspberry Pi. 2024. 18 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Computação). Curso de Computação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2847 | - |
dc.description.abstract | Emotion recognition from facial expressions has gained prominence in competitive sports, where emotional monitoring can provide insights into players’ performance and mental state. This study aims to embed a convolutional neural network on a Raspberry Pi device to perform real-time emotion recognition in players’ facial expressions, offering insights into their emotional state without interfering with game performance. The research focuses on analyzing the performance of the approach, which considers the adaptation of a predefined model, trained with the FER-2013 dataset, and running on low-cost hardware. The work explores, as a case study, the feasibility of applying emotion recognition to a first-person shooter game. The results show that the emotion recognition system predominantly detected neutral expressions, with variations for happiness, anger, and sadness. Despite this, users reported feeling neutral or happy before and during the game rounds and happy and sad after the match - indicating that the system detected emotions not perceived by the players. Regarding the embedded approach, the application performed efficiently on the Raspberry Pi, performing real-time emotion processing and recognition despite the hardware processing limitations, demonstrating the feasibility of using intelligent models in low-cost devices. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-21T19:17:35Z No. of bitstreams: 1 PF2024EduardoZaparoli.pdf: 4194158 bytes, checksum: f42123265da42bcfaa25838ecd9b5f52 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-21T19:17:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024EduardoZaparoli.pdf: 4194158 bytes, checksum: f42123265da42bcfaa25838ecd9b5f52 (MD5) Previous issue date: 2024-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências da computação | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento de emoções, | pt_BR |
dc.subject | Raspberry Pi | pt_BR |
dc.subject | Rede neural convolucional | pt_BR |
dc.title | Reconhecimento de emoções em cenários competitivos de jogos usando Rede Neural Convolucional e Raspberry Pi | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rieder, Rafael | - |
dc.description.resumo | O reconhecimento de emoções nas expressões faciais tem ganhado destaque em áreas como esportes competitivos, onde o monitoramento emocional pode fornecer percepções sobre o desempenho e estado mental dos jogadores. Este estudo tem como objetivo embarcar uma rede neural convolucional em um dispositivo Raspberry Pi para realizar o reconhecimento de emoções em expressões faciais oferecendo insights sobre o estado emocional dos jogadores, em tempo real, sem interferir no desempenho do jogo. A pesquisa foca na análise do desempenho da abordagem, que considera a adaptação de um modelo pré-definido, treinado com o dataset FER-2013, e executando em hardware de baixo custo. O trabalho explora como estudo de caso a viabilidade da aplicação de reconhecimento emocional em um jogo de tiro em primeira pessoa. Os resultados mostram que o sistema de reconhecimento de emoções detectou predominantemente expressões neutras, com variações para felicidade, raiva e tristeza. Apesar disso, os usuários relataram sentir-se neutros ou alegres antes e durante as rodadas do jogo, e alegres e tristes após a partida - o que indica que o sistema detectou emoções não percebidas pelos jogadores. Em relação `a abordagem embarcada, a aplicação se comportou de forma eficiente no Raspberry Pi, realizando o processamento e reconhecimento de emoções em tempo real, apesar das limitações de processamento do hardware, mostrando viabilidade de usar modelos inteligentes em dispositivos de baixo custo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e Geociências - ICEG | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICEG - Curso de Ciência da Computação - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PF2024EduardoZaparoli.pdf | Artigo final de conclusão de curso Eduardo Zaparoli | 4,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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