Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/287
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As representações do jornalista no cinema norte-americano do século XX
Autor(es): Rockenbach, Fábio Luis
Primeiro Orientador: Friderichs, Bibiana de Paula
Resumo: Este trabalho investiga as diferentes representações da imagem do jornalista presentes nos filmes norte-americanos do século XX. Cinema e jornalismo foram arte e profissão que evoluíram lado a lado ao longo do século passado, e possuem características que se completam e se equivalem. Investigamos no presente trabalho de que forma o cinema representou o profissional do jornalismo. Através de revisão bibliográfica, apresentamos um histórico da evolução de ambos ao longo do período, a forma como o cinema e jornalismo se cruzaram ao longo do mesmo período, escolhido por abordar quase a totalidade do tempo de existência do cinema, sua evolução, consolidação e mais importantes fases. E ao final, por meio de análise comparada de uma amostragem selecionada de 15 filmes, identificamos e justificamos a definição de 5 representações básicas utilizadas no cinema norte-americano: o jornalista como profissional, boêmio, investigador, manipulador e correspondente.
Palavras-chave: Jornalistas
Jornalismo e cinema
Representação cinematográfica
Idioma: por
Citação: ROCKENBACH, Fábio Luis. As representações do jornalista no cinema norte-americano do século XX. 2009. 75 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/287
Data do documento: 25-Out-2013
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009Fabio_Luis_Rockenbach.pdfMonografia Fábio Luis Rochenbach908,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.