Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/301
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A crítica de cinema em dois tempos : uma análise da Revista de Cinema e da Revista Preview |
metadata.dc.creator: | Guedes, Camila |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rockenbach, Fábio Luis |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho propõe uma análise comparativa do conteúdo das críticas cinematográficas publicadas nos periódicos Revista de Cinema (1954, 1955, 1956) e Revista Preview (2010, 2011) como uma forma de avaliar e identificar as diferenças presentes no discurso crítico dos textos, nos tamanhos dos textos e na relação estabelecida entre informação e opinião apresentados em ambas as revistas. A análise recorreu a conceitos retóricos e argumentativos levando em conta os contextos históricos, sociais e culturais em que se consolidaram as publicações. Dessa forma, foi possível identificar várias diferenças entre as revistas através dos itens analisados, entre elas a predominância de textos maiores, mais argumentativos e mais acadêmicos na Revista de Cinema e textos menores, mais informativos e voltados ao público leigo na Revista Preview. |
Keywords: | Jornalismo Revista de Cinema Revista Preview Análise de conteúdo (Comunicação) |
metadata.dc.language: | por |
Citation: | GUEDES, Camila. A crítica de cinema em dois tempos : uma análise da Revista de Cinema e da Revista Preview. 2013. 58 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/301 |
Issue Date: | 16-May-2014 |
Appears in Collections: | FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2013Camila_Guedes.pdf | Monografia Camila Guedes | 695,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.