Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/307
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogando a notícia : análise qualitativa e comparativa dos newsgames como ferramenta jornalística
Autor(es): Freitas, Marcus Vinícius de Oliveira
Primeiro Orientador: Friderichs, Bibiana de Paula
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo estudar se os newsgames podem ser utilizado como uma ferramenta jornalística. Após conceituar videogame, foram estudas as características jornalísticas, como linguagens, gêneros, formatos e convergência midiática, e as características de newsgames, como imersão, gênero e interatividade, com o objetivo de relacioná-las. A apuração serviu de base teórica para uma análise qualitativa e comparativa de cinco jogos, onde se verificou critérios jornalísticos (estrutura, narrativa, gênero, formato e critérios noticiosos) e critérios de jogo (gráficos, jogabilidade, interatividade, narrativa e gênero). Os dados obtidos indicam que os jogos baseados em notícias podem auxiliar na construção da informação jornalística, como parte de um especial multimídia ou como produto jornalístico independente.
Palavras-chave: Jornalismo
Análise de conteúdo (Comunicação)
Vídeo games
Idioma: por
Citação: FREITAS, Marcus Vinícius de Oliveira. Jogando a notícia : análise qualitativa e comparativa dos newsgames como ferramenta jornalística. 2013. 54 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/307
Data do documento: 20-Mai-2014
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2013Marcus_Vinicius_de_Oliveira_Freitas.pdfMonografia Marcus Vinícius de Oliveira Freitas1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.