Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Agricultura familiar : aspectos motivadores do êxodo rural em Constantina - RS
Autor(es): Rossetti, Daniela Paula
Primeiro Orientador: Büllau, Hélio
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo saber quais os fatores que mais influenciaram nas decisões da família rural em migrar para o ambiente urbano, e se essa migração está gerando bons resultados ou não. A classificação da pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva; quanto à abordagem é do tipo mista (quanti-quali); e referente ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza pelo tipo levantamento. Na coleta de dados foram entrevistados 20 homens que ainda residem no interior e 20 homens que saíram do interior para a cidade, no município de Constantina-Rs. No grupo dos que migraram, constatou-se que as maiores razões da migração para a cidade foram financeiras, em seguida, maior facilidade de acesso ao estudo para os filhos. No questionamento quanto à satisfação do trabalho, que é realizado atualmente na cidade, em 100% das respostas apareceu a satisfação total dos entrevistados, dizendo ser melhor a vida na cidade. Em entrevista com agricultores familiares que ainda permanecem no campo, foi citadas como principal vantagem a alimentação, em seguida a tranquilidade da vida no campo. Ainda existem dificuldades quanto à renda, porém houve uma melhora em função das linhas de crédito que auxiliam os agricultores, motivando, em muitos casos, a permanência no campo. O fator que merece atenção é o frequente êxodo rural dos jovens, por motivos de dificuldade de estudo e em muitas vezes atraídos pelos benefícios da cidade. Como consequência, a população rural ficará cada vez mais envelhecida e sem sucessores para darem continuidade aos trabalhos da família, na agricultura familiar. O trabalho, por fim, apresenta uma lista de sugestões e recomendações, tanto para os que migraram quanto para os que permanecem no campo.
Palavras-chave: Administração
Agricultura familiar
Vida rural
Idioma: por
Citação: ROSSETTI, Daniela Paula. Agricultura familiar : aspectos motivadores do êxodo rural em Constantina - RS. 2013. 84 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/363
Data do documento: 17-Set-2014
Aparece nas coleções:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAR2013Daniela_Paula_Rossetti.pdfMonografia Daniela Paula Rossetti287,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.