Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/364
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Agricultura familiar : avaliação da linha de crédito PRONAF Mais Alimentos em duas unidades familiares
Autor(es): Balbinot, Diandra
Primeiro Orientador: Guarienti, Avelino Marcos
Resumo: A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre a gestão e o trabalho. O PRONAF busca fortalecer as atividades desenvolvidas pelos produtores familiares, fazendo com que o mesmo possa interagir e integrar a cadeia de agronegócios, agregando renda e valorizando o agricultor.Este estudo tem o objetivo de analisar se a linha de crédito Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) está ajudando a agregar renda na propriedade e qual é o nível de satisfação dos agricultores em relação ao programa. Os recursos liberados para esta linha são destinados a implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços na unidade familiar. O PRONAF é a principal política pública de crédito oferecida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, onde o agricultor familiar pode ter acesso as suas linhas de crédito de acordo com a necessidade da propriedade e capacidade de pagamento. Em busca de atingir os objetivos propostos, o estudo buscou demonstrar aspectos conceituais e estruturais relacionados ao acesso ao PRONAF, por meio de um levantamento de caráter descritivo, onde a abordagem do problema foi quantitativa e qualitativa. Com este trabalho conclui-se que os agricultores souberam utilizar o bem financiado para aumentar a produtividade dentro da propriedade, conseqeentemente agregando mais renda. Sobre a satisfação dos produtores, em relação ao programa como um todo, os mesmos se sentem satisfeitos, apesar de algum momento terem sentido alguma dificuldade na obtenção do crédito.
Palavras-chave: Administração
Agricultura familiar
Política pública
Trabalhadores rurais
Idioma: por
Citação: BALBINOT, Diandra. Agricultura familiar : avaliação da linha de crédito PRONAF Mais Alimentos em duas unidades familiares. 2013. 53 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/364
Data do documento: 17-Set-2014
Aparece nas coleções:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2013Diandra_Balbinot.pdfMonografia Diandra Balbinot180,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.