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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCenci, Magda Suelen-
dc.date.accessioned2015-02-24T16:57:50Z-
dc.date.available2015-02-24T16:57:50Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationCENCI, Magda Suelen. Marketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sul. 2014. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/448-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-02-24T16:57:50Z No. of bitstreams: 1 PF2014Magda_Suelen_Cenci.pdf: 473929 bytes, checksum: 1537da1956ce49aa0770accf8bb1e5d6 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento: um estudo em instituições de ensino superior comunitárias do rio grande do sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Janine Fleith de-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar as políticas de relacionamento das Instituições de Ensino Superiores Comunitárias localizadas no Rio Grande do Sul. A amostra da pesquisa constituiu-se em duas Universidades escolhidas intencionalmente, a Universidade de Passo Fundo – UPF, localizada no município de Passo Fundo e Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, localizada no município de Santa Cruz do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada, com 10 perguntas, encaminhadas por e-mail aos responsáveis pelo marketing ou comunicação das Instituições, o qual ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, teórico-empírica. A análise do conteúdo foi realizada por meio da teoria de autores referente ao marketing de relacionamento, serviços e sistema CRM. Como principais resultados, destacaram-se as variáveis de relacionamento, prestação de serviços, coleta de dados, sistema CRM para reter alunos e evitar a evasão dos alunos. Com relação aos resultados qualitativos, pode-se dizer que as instituições estudadas têm condições de implementar o marketing de relacionamento para melhorias no processo e qualidade na prestação dos serviços.pt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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