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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSirtulli, Raquel-
dc.date.accessioned2015-02-24T20:30:31Z-
dc.date.available2015-02-24T20:30:31Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationSIRTULLI, Raquel. O processo de liderança/coaching : o caso do Grupo Brasoptica. 2014. 67 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/453-
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCoachingpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.titleO processo de liderança/coaching : o caso do Grupo Brasopticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oltramari, Andrea Poleto-
dc.description.resumoO conhecimento de uma equipe por parte do seu líder tem se tornado fator chave de sucesso para as organizações. Em virtude disso, o presente trabalho apresenta um estudo de caso no Grupo Brasoptica que tem como objetivo principal a identificação das competências de um líder para potencialização do desempenho de sua equipe. A fundamentação teórica baseou-se nos temas gestão de pessoas, liderança, competências de um líder e coaching, utilizando-se como referência principal os autores Bergamini (1994), Chiavenato (2000) e Clutterbuck (2008). Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa quali-quanti, de caráter exploratório, com análise de conteúdo, sendo aplicados questionários semiestruturados para doze gerentes e treze vendedores. Os resultados apontam que o grupo é bastante unido e que a maioria das gerentes apresentam habilidades e bom desempenho em suas funções. As competências do líder mais valorizada pelos pesquisados são: o profissionalismo, saber gerenciar e designar funções, dividir as tarefas conhecimentos e responsabilidades, o empenho, firmeza, responsabilidade, humildade, honestidade, paciência, caráter e motivação. Para que a liderança seja eficiente o líder precisa interagir com o grupo, deve servir como exemplo, tratar sua equipe com respeito e admiração para que possam ajudar a motivar as pessoas e assim proporcionar melhores resultados e maior participação do grupo. A liderança é redefinida no processo de coaching, pois esse processo trabalha no desenvolvimento das competências pessoais, melhorando assim o desempenho do líder, da equipe e da organização.pt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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