Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/555
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise dentre as formas tributárias vigentes entre pessoa física e jurídica: um estudo comparativo para o produtor rural XYZ
metadata.dc.creator: Müller, Bruna da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bueno, Maria Elena A. Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Em virtude da grande importância que os impostos têm no atual contexto dos negócios, representando um grande ônus para as empresas e pessoas físicas, fazer um planejamento tributário é a melhor alternativa para reduzir, legalmente, a carga tributária. Esse estudo surgiu, inicialmente, com o intuito de buscar a melhor forma de tributação para o produtor rural, pois devido às várias mudanças ocorridas na legislação, a burocracia e a alta carga tributária, aumenta a dificuldade de o produtor rural obter esse conhecimento para um melhor planejamento. O objetivo desse estudo é realizar a comparação entre formas de tributação do Produtor Rural XYZ, pessoa física ou jurídica. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para levantar os conceitos que envolvem o planejamento tributário. Na metodologia utilizou-se como procedimento técnico o estudo de caso, tendo como objetivo a pesquisa descritiva e como abordagem do problema a pesquisa quantitativa. Após a realização da revisão bibliográfica efetuaram-se os cálculos e a análise dos mesmos. Assim, concluiu-se que o produtor rural está pagando seus impostos com o método de tributação mais adequado, Pessoa Física, tanto no ano de 2012 como em 2013, que lhe permite uma redução de impostos em relação a outros métodos de pagamento desses tributos. Desta forma, no ano de 2012 foi apurado 12,63% de carga tributária na modalidade Pessoa Física, 18,73% no Lucro Presumido e 68,64% no Lucro Real. Contudo já no ano de 2013 as porcentagens são de 5,99% para o Lucro Real, 94,01% para o Lucro Presumido e na tributação Pessoa física não obteve imposto a recolher. Por fim, conclui-se que o planejamento tributário é de extrema importância para qualquer produtor rural.
Keywords: Contabilidade
Planejamento tributário
Produtor rural
metadata.dc.language: por
Citation: MÜLLER, Bruna da Silva. Análise dentre as formas tributárias vigentes entre pessoa física e jurídica: um estudo comparativo para o produtor rural XYZ. 2014. [87] f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/555
Issue Date: 7-Aug-2015
Appears in Collections:CCON - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAR2014Bruna_da_Silva_Muller.pdfBruna da Silva Muller431,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.