Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/557
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Planejamento tributário: um estudo de caso comparativo da tributação na pessoa física e na pessoa jurídica pelo simples nacional e lucro presumido para um profissional na atividade odontológica
metadata.dc.creator: Quetheman, Adriana Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Gustavo Ferres da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo de caso evidencia a comparação de tributação na pessoa física e na pessoa jurídica pelos Regimes do Simples Nacional e Lucro Presumido para um profissional na atividade odontológica, o qual tem seu consultório dentário localizado na cidade de Espumoso-RS. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo a avaliação da melhor alternativa de tributação frente aos regimes tributários propostos neste estudo, por meio da realização de cálculos e análises, mediante a utilização de demonstrativos trimestrais, elaborados por meio do Livro Caixa do referido profissional, o qual foi disponibilizado pelo escritório contábil do profissional em estudo. Além disso, o método utilizado para a apuração de IR, CPP e ISS no Regime de Tributação Pessoa Física, como também no Regime de Tributação Pessoa Jurídica, tendo em vista à demonstração dos cálculos de IR, CSLL, PIS, Cofins, CPP e ISS, foi por meio de uma pesquisa descritiva, segundo uma abordagem quantitativa quanto ao problema de pesquisa. Assim, após a apresentação dos cálculos trimestrais dos tributos referidos, bem como a análise desses por meio de comparativos trimestrais e anuais, percebeu-se que o regime do Simples Nacional proporcionou maior economia tributária frente ao Lucro Presumido e a tributação na pessoa física. Assim, concluiu-se que a alternativa de tributação mais viável para um profissional na atividade odontológica para o período analisado (2013) foi a tributação de seus rendimentos na pessoa jurídica, pelo Regime do Simples Nacional.
Keywords: Contabilidade
Planejamento tributário
Odontologia
Imposto de renda
metadata.dc.language: por
Citation: QUETHEMAN, Adriana Maria. Planejamento tributário: um estudo de caso comparativo da tributação na pessoa física e na pessoa jurídica pelo simples nacional e lucro presumido para um profissional na atividade odontológica. 2014. 114 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/557
Issue Date: 7-Aug-2015
Appears in Collections:CCON - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2014Adriana_Maria_Quetheman.pdfMonografia Adriana Maria Qhetheman540,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.