Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/629
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Emprego da ITG 1000: modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte, na elaboração das demonstrações contábeis na região de Soledade-RS
metadata.dc.creator: Prado, Juliane do
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marcelo
metadata.dc.description.resumo: A Contabilidade Brasileira passou nos últimos anos, por significativas mudanças. Primeiramente foram as empresas de grande porte que começaram a adequar-se aos novos padrões de escrituração de acordo com as normas internacionais, mais tarde em 2010, com a criação de CPC PMEs, isto passou a ser realidade para as Pequenas e Médias Empresas e finalmente com a Resolução 1.418/12 do CFC isto se tornou realidade para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Com tantas mudanças acontecendo na área contábil o presente trabalhou buscou responder: os profissionais dos escritórios de contabilidade da região de Soledade estão utilizando a ITG-1000 na elaboração das Demonstrações Contábeis das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte? O objetivo geral foi de verificar o emprego da ITG-1000 Modelo Contábil para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, no momento da elaboração de suas demonstrações contábeis. Quanto os objetivos, este estudo classifica-se como pesquisa descritiva e com tipologia quanto aos procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento ou survey. Foram consideradas para a análise dos dados uma amostra de 13 entidades. Das organizações participantes, 95% dos clientes atendidos por elas, estão enquadrados como Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, estando assim estas entidades obrigadas a elaboração das Demonstrações Contábeis de acordo com a ITG-1000. 46% das organizações que participaram da pesquisa afirmam que elaboram as Demonstrações Contábeis em acordo com a ITG-1000.23% dos profissionais conhecem e dominam o conteúdo da norma técnica, 46% conhecem a norma, mas dominam parcialmente o conteúdo e 31% dos profissionais conhecem a norma, mas não dominam o conteúdo. Os resultados desta pesquisa evidenciam que há necessidade de qualificação para os profissionais, pois apesar da obrigatoriedade da norma desde o exercício de 2012, as entidades ainda não estão elaborando as demonstrações de forma integral conforme obrigatoriedade da ITG-1000.
Keywords: Contabilidade
Pequenas e médias empresas
Contadores
metadata.dc.language: por
Citation: PRADO, Juliane do. Emprego da ITG 1000: modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte, na elaboração das demonstrações contábeis na região de Soledade-RS. 2013. 95 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/629
Issue Date: 12-Aug-2015
Appears in Collections:CCON - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2013Juliane_do_Prado.pdfMonografia Juliane do Prado394,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.