Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/640
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controles gerenciais ambientais em um posto de combustível
Autor(es): Pagnussat, Rosa Maria
Primeiro Orientador: Costa, Carlos Alexandre Gehm da
Resumo: Este estudo abordou o tema controles gerenciais ambientais em um posto de combustível. Pois, o setor de distribuição de combustíveis, que se caracteriza como uma atividade de alto risco para o meio ambiente, poluindo as águas, o solo e o ar, vem investindo em proteção ambiental e tentando se adequar de forma a tornar essa atividade menos agressiva ao meio ambiente. As empresas se deparam com uma nova realidade, e não basta estarem somente focadas no preço e na qualidade dos seus bens e serviços, mas também no comportamento ético e transparente em relação ao meio ambiente. Assim delimitou-se como problema analisar como a contabilidade ambiental pode melhorar o processo gerencial em um posto de combustível no que se refere ao meio ambiente. Tendo como objetivo geral demonstrar a importância da aplicabilidade de controles gerenciais ambientais em um posto de combustível. Já os objetivos específicos foram contextualizar sobre temas ambientais gerenciais; demonstrar o impacto ambiental causado pelos processos produtivos; analisar as ações em relação aos resíduos operacionais e descrever uma proposta de gerenciamento ambiental para a empresa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, adotando-se o método qualitativo e descritivo. Concluiu-se que os conceitos de gestão ambiental, devem ser utilizados como ferramentas por várias empresas independente do ramo de atuação de forma a atender a legislação e realizar uma consciência da importância desse tema. Os dados pesquisados demonstraram que a empresa apenas cumpre a legislação quanto às exigências ambientais para postos de gasolina, constatou-se que não há iniciativas ou programas que demonstrem o comprometimento ambiental e social da empresa. Em relação aos resíduos, foi observado que não há projetos para reutilização dos mesmos, nem tão pouco para reciclagem do lixo produzido no posto de combustível. Portanto, não foi verificado nenhum tipo de controle e destinação correta relacionada aos resíduos que não estejam contemplados na legislação. Do que se depreende ser agressão ao meio ambiente e violação a Política Nacional Ambiental. Acrescidos a esse contexto o não uso de equipamentos de proteção, que além de uma violação legal as leis trabalhistas, a medicina ocupacional, também demonstram irresponsabilidade socioambiental, em se tratando de gestão. Desta forma, é relevante que as empresas do ramo de distribuição de combustíveis iniciem a implantação de uma gestão e controle ambiental.
Palavras-chave: Contabilidade
Meio ambiente
Gestão ambiental
Postos de gasolina
Idioma: por
Citação: PAGNUSSAT, Rosa Maria. Controles gerenciais ambientais em um posto de combustível. 2013. 56 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/640
Data do documento: 13-Ago-2015
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Contabilidade - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2013Rosa_Maria_Pagnussat.pdfMonografia Rosa Maria Pagnussat763,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.