Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/663
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Fluxo dos processos de solicitação de crédito do Sicredi Planalto Médio/RS: unidade de atendimento São Cristóvão
metadata.dc.creator: Moraes, Luana Brizola
metadata.dc.contributor.advisor1: Pasqual, Cássia Aparecida
metadata.dc.description.resumo: É cada vez maior, em todos os tipos de organizações, a busca pela excelência no atendimento aos clientes explorando-se a capacidade de atender suas demandas e expectativas. Neste contexto, encontra-se a unidade de atendimento São Cristóvão da Cooperativa de Crédito Sicredi Planalto Médio, uma instituição financeira cooperativa que busca alternativas para se enquadrar nesse perfil que atualmente é exigido no mercado. Para tanto, o presente estudo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar a unidade de atendimento São Cristóvão a encontrar soluções viáveis para a melhoria do fluxo de seu processo de solicitação de crédito, buscando atender a demanda de seus associados de forma mais ágil e competitiva, diminuindo o tempo de espera das solicitações de crédito e melhorando a qualidade do serviço prestado. Para tanto a pesquisa delineada foi de cunho qualitativo e exploratório, por meio de um estudo de caso único que, em função do propósito de pesquisa, configura-se como proposição de planos. Como instrumentos de coleta de dados a pesquisa utilizou-se de entrevista, realizada com o gerente administrativo financeiro da unidade de atendimento, e a aplicação de questionários aos colaboradores da área de negócios da referida unidade, além do acompanhamento e observação do fluxo das atividades de crédito, tornando possível identificar os tempos que cada atividade leva para ser concluída bem como as atividades mais morosas envolvidas nesse processo. Os principais gargalos encontrados no processo referem-se à morosidade em função do processo ser totalmente manual, e da sobrecarga de atividades do gerente administrativo financeiro e dos colaboradores das carteiras pessoa física e do agronegócio. Dessa forma, após análise dos dados obtidos comparados ao referencial teórico, foi possível, como resultado da pesquisa, criar um fluxograma buscando padronizar e aperfeiçoar o processo e sugerir algumas soluções para que a empresa tenha um melhor desempenho e visibilidade diante de seus associados e no mercado de modo geral.
Palabras clave : Administração de empresas
Fluxo de caixa
Cooperativas de crédito
metadata.dc.language: por
Citación : MORAES, Luana Brizola. Fluxo dos processos de solicitação de crédito do Sicredi Planalto Médio/RS: unidade de atendimento São Cristóvão. 2014. 79 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/663
Fecha de publicación : 14-ago-2015
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2014Luana_Brizola_Moraes.pdfMonografia Luana Brizola Moraes816,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.