Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/667
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação de prazer-sofrimento e saúde no trabalho: estudo de caso no hospital de caridade de Carazinho com os profissionais da área de enfermagem
Autor(es): Santos, Jéssica Cristina dos
Primeiro Orientador: Lobato, Carmem Regina Poli Sayão
Resumo: A pesquisa foi realizada com a área de enfermagem do Hospital de Caridade de Carazinho. O estudo de caso aqui apresentado foi uma pesquisa de cunho quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo. O objetivo geral foi analisar a relação prazer-sofrimento no trabalho dos funcionários da área de enfermagem, bem como os danos na saúde global dos mesmos originados pelo trabalho, tendo como objetivos específicos identificar as principais causas dos afastamentos e dos atestados, relatar os danos na saúde global; levantar os indicadores de prazer e sofrimento e estabelecer qual a relação existente entre os motivos relatados nos atestados e afastamentos com os indicadores de prazer e sofrimento no trabalho e com os danos na saúde global originados pelo trabalho. Este trabalho fundamentou-se nos princípios e conceitos sobre trabalho e saúde e na abordagem da psicodinâmica do trabalho. Primeiramente, foi feito o levantamento dos atestados e afastamentos e seus motivos. Em segundo, como instrumento para coleta de dados, foi aplicada a Escala de Indicadores de Prazer-Sofrimento no Trabalho (EIPST) e a Escala de Avaliação dos Danos Relacionados do Trabalho (EADRT). Em terceiro foi feita uma entrevista com o responsável pela área de Recursos Humanos, e se utilizou análise de conteúdo para interpretar os resultados. A técnica utilizada para análise dos dados foi o levantamento das médias, desvio padrão e moda dos indicadores de prazer e sofrimentos e dos danos relacionados ao trabalho. Foi aplicado, também, um teste estatístico (Teste t) para investigar as diferenças entre a relação de prazer e sofrimento. O resultado desta pesquisa apontou que a área de enfermagem vivencia situações de prazer e sofrimento e que já desenvolveu doenças relacionadas ao trabalho, justificadas pelo levantamento dos atestados e afastamentos fornecidos pela instituição. Conforme as informações da entrevista constatou-se que a instituição disponibiliza cinco sessões gratuitas com um psicólogo para os funcionários que possuem atestados por depressão. Porém, para diminuir o número de atestados por problemas na coluna não é realizada nenhuma ação.
Palavras-chave: Administração de empresas
Saúde - Administração
Pessoal da área médica
Enfermagem
Idioma: por
Citação: SANTOS, Jéssica Cristina dos. Relação de prazer-sofrimento e saúde no trabalho: estudo de caso no hospital de caridade de Carazinho com os profissionais da área de enfermagem. 2014. 97 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/667
Data do documento: 14-Ago-2015
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAR2014Jessica_Cristina_Santos.pdfMonografia Jéssica Cristina dos Santos683,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.