Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/668
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Capital intelectual: um estudo na empresa Lavoro Máquinas Agrícolas
metadata.dc.creator: Franciosi, Edi Cecíclia
metadata.dc.contributor.advisor1: Giotto, Olivo Tiago
metadata.dc.description.resumo: Gerenciar de maneira inteligente as informações obtidas e o consequente conhecimento gerado e incorporado pela empresa a partir dos seus processos de inovação passa a ser diferencial estratégico. É nesse contexto que surgem, dentro das empresas, os novos agentes do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos funcionários da empresa Lavoro Máquinas Agrícolas acerca do Capital Intelectual. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se um estudo bibliográfico sobre Capital humano, Capital estrutural e Capital de clientes. O procedimento metodológico utilizado foi um questionário de cunho descritivo que, para Diehl e Tatim (2004), proporciona um maior esclarecimento e compreensão a respeito do tema pesquisado. Para obtenção do resultado, foi realizado o estudo de caso, a fim de esclarecer, compreender e identificar os objetivos da pesquisa, com o propósito de obter resultados cientificamente válidos e oportunidades de melhorias. Os resultados encontrados demonstram que os colaboradores necessitam comprometer-se mais com suas responsabilidades e comprometimento no trabalho, melhorar a qualidade das informações para a tomada de decisão, e ter maior qualidade da infraestrutura física e tecnológica para a consecução dos objetivos organizacionais. Os pontos positivos foram: capacidade de oferta de novos produtos e serviços à comunidade, a capacidade de sustentabilidade econômica e financeira da empresa, o nível de satisfação do cliente com relação aos serviços prestados e as vendas realizadas é ótimo, e o peso e a repercussão da marca que a empresa tem no mercado é positiva junto à comunidade local, regional e ao mercado, e o índice de perda de consumidores é muito baixo, a um número muito reduzido de clientes que compram um produto John Deere e não voltam para comprar tanto peças para quanto fazer serviços. Por fim, foram elaboradas sugestões e recomendações a respeito dos resultados da pesquisa, visando aumentar e melhorar o gerenciamento do conhecimento presente na empresa.
Keywords: Administração de empresas
Capital intelectual
Capital humano
metadata.dc.language: por
Citation: FRANCIOSI, Edi Cecília. Capital intelectual: um estudo na empresa Lavoro Máquinas Agrícolas. 2014. 53 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/668
Issue Date: 14-Aug-2015
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAS2014Edi_Cecilia_Franciosi.pdfMonografia Edi Cecília Franciosi183,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.