Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/675
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão de estoques em supermecados: o caso Mercado Roso
Autor(es): Mangoni, Angélica
Primeiro Orientador: Pasqual, Cássia Aparecida
Resumo: Este estudo teve por objetivo apresentar uma proposta de controle interno dos estoques do Mercado Roso, de forma que contribua para o gestor tomar decisões com maior grau de certeza. Especificamente, fez-se a avaliação da gestão de estoques no segmento de supermercados, o qual se constatou que o mesmo encontra-se em crescente nível de competição e a gestão de excelência dos estoques é considerada uma ação administrativa que pode gerar vantagem competitiva. A relevância do estudo justifica-se pela crescente competitividade com as grandes redes de supermercados, à globalização dos fornecedores e ao grau de exigência dos consumidores, o que colabora para que as organizações efetivem investimentos em seus processos de controle interno de estoques. O estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: Como deveria ser controlado o estoque no Mercado Roso? Desta forma, delimitou-se como objetivo geral, apresentar uma proposta de controle interno dos estoques para o Mercado Roso, de forma que contribua com o gestor no processo de tomada de decisões com maior grau de certeza. Os fundamentos teóricos que orientaram a investigação indicam que a gestão dos estoques, em qualquer organização, torna seu controle mais eficaz e que, um gerenciamento adequado dos recursos materiais, traz garantia aos administradores das empresas de que sua produção está assegurada pela reposição, guarda, movimentação e entrega dos itens necessários para a mesma. Os procedimentos metodológicos adotados para a investigação foram de pesquisa exploratória e descritiva, com design de estudo de caso. Para tanto, adotou-se a entrevista e a observação participante. Os resultados indicam que a empresa enfrenta inúmeros problemas administrativos relacionados ao estoque. Para aperfeiçoamento dos controles internos e a gestão eficaz dos estoques no Mercado Roso sugere-se a implementação de novos procedimentos operacionais de movimentação, guarda e entrega dos materiais. Paralelamente, sugere-se capacitação do gestor e dos funcionários para utilização das ferramentas disponíveis no software de gestão implementado na empresa, para que as atividades de gestão dos estoques sejam realizadas com base em procedimentos técnicos e não no empirismo, proporcionando, assim, maior segurança ao proprietário que exerce o cargo de comprador, na gestão eficaz de seu patrimônio e no processo de tomada de decisão sobre os investimentos dos recursos financeiros e de promoções na área de vendas.
Palavras-chave: Administração de empresas
Idioma: por
Citação: MANGONI, Angélica. Gestão de estoques em supermercados: o caso Mercado Roso. 2014. 60 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/675
Data do documento: 14-Ago-2015
Aparece nas coleções:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2014Angelica_Mangoni.pdfMonografia Angélica Mangoni566,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.