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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gestão de estoques em supermecados: o caso Mercado Roso
metadata.dc.creator: Mangoni, Angélica
metadata.dc.contributor.advisor1: Pasqual, Cássia Aparecida
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve por objetivo apresentar uma proposta de controle interno dos estoques do Mercado Roso, de forma que contribua para o gestor tomar decisões com maior grau de certeza. Especificamente, fez-se a avaliação da gestão de estoques no segmento de supermercados, o qual se constatou que o mesmo encontra-se em crescente nível de competição e a gestão de excelência dos estoques é considerada uma ação administrativa que pode gerar vantagem competitiva. A relevância do estudo justifica-se pela crescente competitividade com as grandes redes de supermercados, à globalização dos fornecedores e ao grau de exigência dos consumidores, o que colabora para que as organizações efetivem investimentos em seus processos de controle interno de estoques. O estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: Como deveria ser controlado o estoque no Mercado Roso? Desta forma, delimitou-se como objetivo geral, apresentar uma proposta de controle interno dos estoques para o Mercado Roso, de forma que contribua com o gestor no processo de tomada de decisões com maior grau de certeza. Os fundamentos teóricos que orientaram a investigação indicam que a gestão dos estoques, em qualquer organização, torna seu controle mais eficaz e que, um gerenciamento adequado dos recursos materiais, traz garantia aos administradores das empresas de que sua produção está assegurada pela reposição, guarda, movimentação e entrega dos itens necessários para a mesma. Os procedimentos metodológicos adotados para a investigação foram de pesquisa exploratória e descritiva, com design de estudo de caso. Para tanto, adotou-se a entrevista e a observação participante. Os resultados indicam que a empresa enfrenta inúmeros problemas administrativos relacionados ao estoque. Para aperfeiçoamento dos controles internos e a gestão eficaz dos estoques no Mercado Roso sugere-se a implementação de novos procedimentos operacionais de movimentação, guarda e entrega dos materiais. Paralelamente, sugere-se capacitação do gestor e dos funcionários para utilização das ferramentas disponíveis no software de gestão implementado na empresa, para que as atividades de gestão dos estoques sejam realizadas com base em procedimentos técnicos e não no empirismo, proporcionando, assim, maior segurança ao proprietário que exerce o cargo de comprador, na gestão eficaz de seu patrimônio e no processo de tomada de decisão sobre os investimentos dos recursos financeiros e de promoções na área de vendas.
Keywords: Administração de empresas
metadata.dc.language: por
Citation: MANGONI, Angélica. Gestão de estoques em supermercados: o caso Mercado Roso. 2014. 60 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/675
Issue Date: 14-Aug-2015
Appears in Collections:CADM - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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